Inscrições abertas para a IPhCO 2021 – Campus Curitiba

Inscrições abertas para a IPhCO 2021

Imagine uma olimpíada na área de exatas que você vai adorar. Se você acha impossível, é porque não conhece a IPhCO (International Physics & Culture Olympiad). Essa olimpíada tem alma jovem e uma proposta inovadora. Para participar basta ser curioso e gostar de surpresas e temas interessantes. Se, além disso, você gostar de viajar e de conhecer novos lugares, vai amar mais ainda este evento.

A IPhCO é uma olimpíada que tem duas versões: a nacional (em português) para as escolas no Brasil, que normalmente acontece em maio mas, que excepcionalmente, acontecerá este ano em setembro, e a internacional (em inglês) que acontece em outubro.

Institutos Federais, Escolas Públicas e Particulares de todo o Brasil irão participar em setembro deste ano.

A IPhCO é um evento que acontece ao longo de três semanas. Toda quarta, quinta e sexta é liberada uma Questão, ou seja, são três questões por semana. Na última semana são quatro questões. O aluno tem acesso a cada questão através de um portal online que abre as 00h00min, e ele tem 24 horas para resolver o desafio e enviar a solução através da página da olimpíada. Por que será que são 24 horas? Porque as questões de física são muito difíceis? Não, pelo contrário, o tempo é dado para que o aluno possa fazer a questão com calma e aproveitar a experiência.

Toda questão IPhCO leva o aluno para conhecer lugares e histórias interessantes, numa imersão virtual que cada um vive a sua maneira. Alguns querem fazer tudo rápido, e desvendar logo as charadas, outros escolhem aproveitar o caminho e seguir com calma.

São dez questões no total e, portanto, são dez oportunidades de ganhar pontos. À medida que o aluno vai pontuando, vai conquistando as chaves que lhe darão direito à premiação. São três chaves para conquistar: cobre (isso mesmo, não é bronze, é cobre!!), prata e ouro. A primeira chave dá direito a receber, pelo correio, o primeiro Cartão Postal da Coleção 2021. A segunda chave dá direito a receber o primeiro e o segundo cartão da coleção (dois cartões diferentes). A terceira chave dá direito a receber a Coleção Completa! Três cartões colecionáveis exclusivos! Mas, além disso, o aluno pode receber um selo especial que vem colado no cartão e que destaca o seu esforço extra (Selo Extra). Os primeiros colocados recebem também, um outro item colecionavel exclusivo da IPhCO, é o Selo Postal IPhCO, uma edição especial dos Correios, feita exclusivamente para os integrantes da olimpíada.

No ano passado a IPhCO fez duas edições nacionais e uma internacional. A Edição Especial de Maio, premiou os alunos com um Cartão tamanho grande, com imagens dos lugares visitados pelos alunos durante a resolução das questões. Esta edição foi muito especial, pois fez uma homenagem a todos os profissionais que estavam lutando na linha de frente da Pandemia do Covid-19. E a edição regular, que aconteceu em novembro daquele ano, também marcou história ao trazer à vida uma das lendas Curitibanas mais curiosas da nossa cidade. A Questão 3 foi uma verdadeira Caça ao Tesouro, com paradas em Cork na Irlanda, Eton College na Inglaterra e na Ilha da Trindade, uma ilha brasileira, com uma história incrível!

Os professores membros da Comissão IPhCO, Adriana da Silva Santos (biologia), Ana Paula Delowski (matemática), Crisiane Rezende Vilela de Oliveira (matemática), Denilson Roberto Schena (história), Flávia Duarte Ferraz Sampaio (biologia), Jânia Duha (física) e Leandro Rafael Pinto (geografia) vem convidar você a participar desse evento que acontecerá em setembro, agora. Veja, abaixo, o Cronograma com as datas em que serão liberadas as questões

• 1ª semana – 15, 16 e 17 de setembro – Questões 1, 2 e 3
  • 2ª semana – 22, 23 e 24 de setembro – Questões 4, 5 e 6
  • 3ª semana – 29 e 30 de setembro – Questões 7 e 8 ; 01 e 02 de outubro – Questões 9 e 10

Venha se inscrever! Venha fazer parte deste evento que foi avaliado com nota máxima do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Você será acompanhado(a), durante todo o evento, pelas professoras Ana Paula Delowski (matemática) e Jânia Duha (Física). Para participar acesse o Formulário de Inscrição ou escreva para a Prof. Ana no endereço ana.delowski@ifpr.edu.br, que irá garantir a sua inscrição.

Para saber mais sobre o evento acesse a página da olimpíada: https://www.iphco-ifpr.curitiba.br/

Para ver as Coleções de Cartões e Selos acesse:  https://www.iphco-ifpr.curitiba.br/colecao-2018

Para quaisquer dúvidas ou perguntas, escreva direto para a Comissão IPhCO: iphco@ifpr.edu.br.

E a seguir, veja alguns comentários de alunos que participaram da IPhCO

• IPHCO muito obrigado por essa experiência maravilhosa!!!!!! Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo – Campinas SP
  • Eu gostaria de, nesse final, agradecer por toda a experiência que foi proporcionada, eu descobri muita coisa nova e ganhei muita vontade de viajar para todos os lugares mostrados, eu estou ansioso para a IPhCO em outubro. Obrigado por tudo! Escola Estadual João de Paula Caproni Carvalhópolis – MG
  • Obrigado por cada questão, olimpíada maravilhosa! IFMT – Campus Alta FlorestaAlta Floresta MT