Inscrições abertas para a Olimpíada Nacional de Ciências 2022 – Campus Curitiba

Inscrições abertas para a Olimpíada Nacional de Ciências 2022

Estão abertas as inscrições para a para participação na edição de 2022 da Olimpíada Nacional de Ciências (ONC), competição científica que se destina a estudantes do Ensino Médio e do 8ª e 9º ano do Ensino Fundamental.

A ONC é organizada pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) e faz parte de um programa da Associação Brasileira de Química (ABQ), Departamento de História da UNICAMP, Instituto Butantã (IB), Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e Sociedade Brasileira de Física (SBF), sendo anualmente realizada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação (MCTI).

As provas da ONC tratarão de conteúdos de Biologia, Física, Química, Astronomia e História, com nível adaptado a cada série. As provas da 1ª fase serão realizadas de maneira remota, 100% online, sendo disponibilizadas em endereço eletrônico a ser informado no site da ONC (https://onciencias.org) e no aplicativo que será disponibilizado para download nas lojas de aplicativos para dispositivos com sistema operacional Android e IOS.

As inscrições, totalmente gratuitas, serão feitas exclusivamente pelo professor responsável no campus até o dia 04 de agosto. As datas e atividades seguirão a seguinte sequência:

• Período de Inscrições – até 16/08/2022
  • Prova da Primeira Fase – de 18 a 20 de agosto de 2022 (horário a ser divulgado).
  • Prova da Segunda Fase – previsão para 09/09 a 10/09/2022.

A segunda fase pode ocorrer de forma on-line ou presencial, formato a ser definido pela organização nacional da ONC.

No caso da realização de provas presenciais a organização disponibilizará os horários e endereços com antecedência.

A organização da ONC poderá desenvolver outras ações denominadas “Atividades Paralelas” e que serão regulamentadas em um Edital específico.

Quem desejar fazer a inscrição na ONC deve escrever para o Professor Ezequiel Burkarter no endereço: ezequiel.burkarter@ifpr.edu.br

Ao solicitar sua inscrição, o estudante deverá informar os seguintes dados:

Nome Completo:
RG:

CPF:
Sexo:
Data de Nascimento:
Telefone:

Turma (na data de realização da Prova):

Sua família está incluída no cadastro único de programas sociais? (   )Sim  (   )Não    (   )Não Sei

Você precisa de algum auxílio especial na hora das provas? Se sim especifique qual.

Os estudantes que guardam o sábado em respeito à sua religião, devem informar esta condição já no ato da sua inscrição, para que a organização possa providenciar estrutura para atendimento à esta especificidade. Caso não informe, a ONC não disponibilizará esse atendimento na 2ª fase da ONC, que será realizada em um sábado.

Mais informações, regulamento e conteúdo programático, podem ser encontrados em: https://onciencias.org/

Texto: Prof. Ezequiel Burkarter