negedian@s – ciclo de palestras promove terceiro encontro – Campus Curitiba

negedian@s – ciclo de palestras promove terceiro encontro

negedian@s

No dia 11 de outubro, no auditório do Câmpus Curitiba, ocorreu o terceiro dia de palestras do evento de extensão negedian@s, promovido pelo Núcleo de Estudos Interdisciplinares de Gênero, Diversidade e Inclusão (NeGeDI). As convidadas Nanci Stancki da Luz e Bárbara Moreira, e o convidado Juarez de Medeiros falaram sobre Violência contra as Mulheres.

Após uma apresentação teórica da questão feita pela doutora Nanci, Juarez nos falou sobre sua enorme experiência no atendimento às mulheres vítimas de estupro, programa que tem mais de 20 anos do Hospital das Clínicas, da UFPR. Ele enfatizou que o acolhimento do entorno, família, profissionais especializad@s, colegas e amig@s é fator preponderante para que a mulher possa retomar sua vida.

Também aproveitando as colocações teóricas, a aluna do técnico integrado em Contabilidade apresentou a violência obstétrica como uma forma de violência que foi durante anos naturalizada, e as formas de enfrentamento. Jussara Dias, a convidada que mediou os trabalhos, frisou a relevância do tema, especialmente numa instituição de ensino, uma vez que, infelizmente, muitas de nossas mulheres e meninas sofrem todos os dias algum tipo de violência, dentro ou fora da escola.

Destacamos a participação de servidores de Campo Largo. O próximo encontro será dia 19 de novembro, véspera do Dia da Consciência Negra, o que nos inspirou como tema para as próximas palestras. Tod@s estão convidad@s.

Mais fotos no facebook