Nota da Comissão Organizadora sobre a IX JoCIF e VII IFTech – Campus Curitiba

Inovação

Nota da Comissão Organizadora sobre a IX JoCIF e VII IFTech

Publicado em

Copiado!

Nos dias 27, 28 e 29 de agosto do ano de 2019 a comunidade do IFPR/Campus Curitiba pôde vivenciar a IX Jornada de Produção Científica da Educação Profissional e Tecnológica do IFPR (IX JoCIF) e a VII Feira de Inovação Tecnológica (VII IFtech). Os eventos, que contaram com o tema: “A Educação Tecnológica e Profissional como Política Pública: Avanços e Desafios”, possibilitaram que pesquisadores e extensionistas compartilhassem os seus achados e experiências, contribuindo, entre diversos aspectos, para o aprimoramento da evolução tecnológica e para a ampliação do envolvimento da comunidade interna e externa nos projetos de extensão. São grandes os objetivos de eventos científicos desta natureza: compartilhar, propor e aprimorar conhecimentos.

Nessa edição, contamos com um recorde de trabalhos inscritos! Na IX JoCIF foram apresentados 125 Trabalhos, sendo 43 na modalidade de Apresentação Oral e 82 na modalidade Pôster. Na Mostra de Protótipos da IFtech foram apresentados 21 trabalhos. Esses eventos vem valorizar todos os que se dedicam aos desenvolvimento de projetos de pesquisa, extensão e inovação. É uma valorização que nos estimula, um combustível para a expansão de nossas capacidades.

Na sequência apresentamos a relação dos trabalhos premiados nessa edição:


Título do trabalho: Capoeirando no IFPR: saberes e práticas de um patrimônio cultural do Brasil e da humanidade

Categoria: Extensão

Participantes do projeto: Raul Scaramella da Silva; Katiele Bittencourt da Silva; Rodrigo Tramutolo Navarro e Larissa Lopes Mellinger


Título do trabalho: Minhocas como bioindicadores de contaminação no solo

Categoria: Trabalho de conclusão de curso

Participantes do projeto: Guilherme Akihiro Correa Yoshida; Vitória Emanuelle Guimarães Rusycki Barbosa; Juliana Rodrigues dos Santos; Daniel Bussolaro; Gabriel Mathias Carneiro Leão. 


Título do trabalho: Genotoxicidade em peixes provenientes de uma Unidade de Conservação do Estado do Paraná

Categoria: Pesquisa

Participantes do projeto:  Miguel Escorsin Ferreira da Silva; Eleny Cunha de Lima Oliveira; Wellington Cesar Gallice; Flávia Duarte Ferraz Sampaio; Helder Ricardo Marchini; Gledson Vigiano Bianchoni e Daniel Bussolaro. 


Título do trabalho: A mulher, o dinheiro, o casamento e o Romantismo: Uma análise de Senhora, de José de Alencar e Noiva Cadáver, de Tim Burton.

Categoria: Ensino

Participantes do projeto: Pedro Diovany Antonio Vieira Kravetz; Vitor Tatsuo Igami; Cleber Augusto Leitão; Carlos Alberto Marques de Oliveira e Luciana de Cassia Camargo Pirani


Título do trabalho: Rekemm – Protótipo para o Ensino dos Posicionamentos Radiológicos Veterinários

Categoria: Mostra de protótipo 

Participantes do projeto: Ketlein Cristina Marques; Regina Queiroz de Oliveira e Michele Patrícia Müller Mansur Vieira.


Título do trabalho: Projeto Robalo – PR

Categoria: Votação discente

Participantes do projeto: Rafael Ribeiro Luiz; Helena da Veiga Wolsk; Ana Camille Kroin; Milena Piassetta Xavier Bernardes; Mariana Funchal Gusso e Cicero Jose Albano


Parabéns a todos nós da comunidade interna e externa ao Campus Curitiba por mais uma edição da JoCIF e da IFtech!

Comissão Organizadora IX JoCIF e da VII IFtech

 

Confira também algumas fotos do evento!

 

Topo