Professor do IFPR Campus Curitiba recebe prêmio de melhor dissertação no SB Games 2022 – Campus Curitiba

O professor Jhonatan Thallisson Cabral Néry, dos cursos de Jogos Digitais e Informática do Campus Curitiba, conquistou o primeiro lugar no concurso de teses e dissertações do Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital 2022 (SB Games). A pesquisa de mestrado premiada no SB Games foi defendida na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), intitulada “Arquitetura de Software Interativo Multimodal dirigida a Jogos Sérios para Reabilitação”.

Nesta pesquisa, o prof. Jhonatan descreveu o processo de criação de uma arquitetura que ajuda na construção de jogos sérios voltados para pacientes em reabilitação física (AVC, Parkinson, ELA, Idosos frágeis, Distúrbios da voz, Diabetes, Obesidade, Fibrose Cística, DPOC, Asma, Covid-19, etc.).

A categoria de Jogos Sérios não se limita ao entretenimento, “buscam atender a algum objetivo por trás, ensinar, reabilitar, informar”, explica o prof. Jhonatan.

O primeiro lugar no concurso do  SB Games comprova a importância e relevância da pesquisa para o IFPR Campus Curitiba e para a sociedade, tanto na área de jogos quanto na área da reabilitação física.

SBGames

O SBGames é o maior evento na área de jogos e entretenimento digital da América Latina. A edição de 2022 ocorreu no final do mês de outubro, na cidade de Natal.

Link para a dissertação:

Foto: Ana Luiza