Professores de História do IFPR participam do 3º Fórum de Docentes de História dos Institutos Federais – Campus Curitiba

Professores

Desde 2017 os Docentes de História da Rede Federal de Educação procuram se reunir pelo menos uma vez ao ano para trocar experiências sobre a História na Rede Federal, assim como articular projetos de pesquisa e trabalhos em conjunto.

O Fórum que já publicou um livro em seu primeiro encontro (material que pode ser acessado aqui) também costuma produzir documentos e manifestos relacionados a temas importantes sobre a conjuntura brasileira.

Os professores de História do IFPR (Campus Curitiba) participaram entre os dias 19 e 23 de julho de 2021 do 3º Fórum de Docentes de História da Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica que acompanhou a programação do 31º Simpósio Nacional de História organizado pela Associação Nacional de História (ANPUH),  Rio de Janeiro 2021.

No evento foram produzidos e publicados dois documentos que se relacionam ao período atual, a “carta do Rio de Janeiro” (documento que realiza uma análise de conjuntura com posicionamentos de repúdio e elementos propositivos sobre o contexto nacional), assim como o Manifesto acerca do Programa Nacional do Livro e do Material Didático – PNLD/Ensino Médio – Objeto 2  (documento que apresenta os motivos pelos quais se defende a não adesão aos livros didáticos do objeto 2 do PNLD).

O professor Edílson Chaves comentou:

“Importante ressaltar que um evento como essa cria oportunidades de crescimento e reconhecimento de novas investigações dando mais visibilidade e criando novas oportunidade de trocas culturais e acadêmicas. Aliás, como ocorreu nesse 3º Fórum de Docentes de História da Rede Federal, destaque para a discussão acerca das coleções do Programa Nacional do Livro e Material Didático objeto 2 e formação de um grupo de investigação acerca da produção de materiais didáticos e mídia educacional que objetiva dar visibilidade às produções locais e em conjunto.”

O professor Thiago Augusto Divardim de Oliveira destacou:

“a importância do diálogo entre diferentes Institutos Federais, assim como outras instituições da Rede de Educação Profissional Científica e Tecnológica, para que seja possível pensar a educação com base na capilarização das instituições pelo Brasil, assim como nas diferentes características da relação com os conhecimentos históricos seja pela verticalidade das instituições, seja pela ampla diversidade das realidades concretas em que os processos educacionais acontecem, gerando assim diferentes perspectivas de trabalho, de integração e uma rica troca de experiências.”

Mais informações na página https://sites.google.com/etfbsb.edu.br/fordhifs/in%C3%ADcio

Texto: Professores de História do Campus Curitiba