Projeto Bildung – Ciclo de Humanidades convida para Mesa-Redonda: Ensino Médio e a Formação Humana – Disciplina Militar ou Formação Humanista? – Campus Curitiba

A crescente militarização de escolas públicas em diferentes estados do país tem causado discussões em âmbito nacional e internacional. Atentos a esse debate, uma parceria do Projeto Bildung (IFPR) e do Laboratório de Pesquisas em Educação Histórica (LAPEDUH – UFPR) lança uma nova provocativa para discussão com a comunidade.

A Mesa-Redonda abordará o tema “Ensino Médio e a Formação Humana: Disciplina Militar ou Formação Humanista?” e acontecerá no dia 02/10, às 10:00h, no Auditório do IFPR – Campus Curitiba.

A mesa-redonda será composta pelos seguintes convidados:

Estevão Chaves de Rezende Martins – Doutor em Filosofia e História, Professor da UnB;
Rafael Saddi Teixeira – Doutor em História, Prof. da UFG;
Maria Auxiliadora Moreira dos Santos Schmidt – Doutora em História, Professora da UFPR.

Serão fornecidos certificados para os professores, técnicos e acadêmicos.

Saiba mais:

O “Projeto Bildung: Ciclo de Humanidades”, desenvolvido pelo IFPR Campus Curitiba, em parceria com o Goethe Institut Curitiba e Fundação Cultural de Curitiba, tem por objetivo promover a “Formação” [Bildung] no âmbito da iniciativa pública, com participação irrestrita da comunidade curitibana.
Por “Formação” [Bildung] entende-se o ideal Renascentista italiano e Romântico-Idealista alemão de um Humanismo calcado na concepção de “Autocultivo de si” [Bildung].
No âmbito acadêmico, o conceito de “Formação” implica na abordagem do conhecimento humano como sendo uma tarefa em perene construção.

Nesta edição o evento ocorrerá em parceria com LAPEDUH – UFPR e possui como público-alvo os alunos(as) de Ensino Médio, Professores(as) e Técnicos Administrativos(as) do IFPR, bem como o público de acadêmicos e professores(as) que participam dos eventos organizados pelo LAPEDUH.

Outras informações: