Notícias

Quarta edição do “Ciclo de Humanidades” abordará a temática “Typus Melancholicus”

Publicado em

Poucos temas têm perpassado a história do pensamento humano, permeando e permanecendo em distintas áreas – como que vagando sem rumo e ressurgindo a cada geração – tal qual acontece com a Melancolia. Como foi definida? Quais suas facetas? Doença ou traço de personalidade?

O “Ciclo de Humanidades”, projeto de extensão do Instituto Federal do Paraná / IFPR – campus Curitiba em parceria com a Fundação Cultural de Curitiba – FCC, tem por objetivo promover a Formação em Humanidades no âmbito da iniciativa pública, com participação irrestrita da comunidade curitibana.

PALESTRANTES:

 

André Roberto Cremonezi – Professor de Filosofia do IFPR/Curitiba, especialista em Filosofia Transcendental, Metafísica, Teoria do Conhecimento e Hermenêutica.

 

Prof. Jaime Amador Soares – Professor do Curso Técnico em Massoterapia do IFPR, especialista em Metafísica Oriental, Shiatsu, Tui-ná e entrelaçamento destas áreas para com a Neurologia contemporânea.

 

DATA: 27/10/2015

HORÁRIO: 19:30h

LOCAL: Teatro Paiol – Praça Guido Viaro s/n. Prado Velho. Curitiba – PR.

ENTRADA FRANCA 

Por “Formação” [Bildung] entende-se o ideal Renascentista italiano e Romântico-Idealista alemão de um Humanismo calcado na concepção de “Autocultivo de si” [Bildung]. No âmbito acadêmico, o conceito de “Formação” implica a abordagem do conhecimento humano como sendo uma tarefa em perene construção.
Nesta quarta edição, o “Ciclo de Humanidades” abordará a temática “Typus Melancholicus”, revisitando as múltiplas formas através das quais a Melancolia foi tematizada ao longo da História, tanto na tradição de pensamento oriental – Medicina Tradicional Chinesa – , quanto na tradição filosófica, literária e científica ocidental.

 

Mais informações em:
www.facebook.com/projetobildung

projetobildung.wordpress.com