Reitor do IFPR se reúne com professores, técnicos e estudantes do Câmpus Curitiba
Publicado em
Foi realizada nesta terça-feira (11), na sede da Reitoria do IFPR, uma reunião entre o reitor e uma comissão formada por professores, técnicos administrativos e estudantes do Câmpus Curitiba. O encontro foi solicitado pela Direção do Câmpus e teve o objetivo de debater aspectos relacionados às eleições no âmbito do IFPR. O reitor, professor Irineu Colombo, teve a oportunidade de apresentar os diversos aspectos relacionados à gestão democrática da instituição.
Questionado pelos estudantes, professores e técnicos, ele argumentou que, no que tange à eleição realizada em 2011 para a escolha de reitor do IFPR, o processo eleitoral foi conduzido dentro da legalidade e que todos os princípios éticos, morais e legais foram respeitados. Nesse sentido, foi evidenciado que não qualquer decisão, nota técnica ou parecer emitido pelo IFPR, MEC ou Presidência da República que seja contrário ao resultado do pleito.
O que diz a Lei
O artigo 12 da Lei 11.892/08 estabelece que os reitores das instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica serão nomeados pelo Presidente da República, para mandato de quatro anos, permitida uma recondução, após processo de consulta à comunidade escolar.
O decreto 6.986/09 estabelece que os mandatos de reitor e de diretor geral de câmpus são extintos na hipótese de renúncia do titular e que, nesse caso, faz-se necessária a convocação de uma nova eleição.
Renúncia de mandato e eleições
Como é de conhecimento público, no início de 2011, o então reitor do IFPR, professor Alípio Leal dos Santos Neto, renunciou ao cargo e assumiu a Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia do Paraná.
Motivado pela renúncia, por meio da Resolução 01/2011, o Conselho Superior do IFPR (Consup) encaminhou eleições para reitor para o mandato de quatro anos (2011-2015) – cópia desta resolução está na apresentação disponibilizada pelo reitor.
Trâmites administrativos e jurídicos
Após o processo eleitoral, o Consup encaminhou o resultado para a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do MEC (SETEC/MEC). A Setec emitiu Nota Técnica confirmando o mandato por quatro anos. A Consultoria Jurídica junto ao Ministério da Educação (CONJUR/MEC) emitiu parecer com o mesmo teor. A Casa Civil da Presidência da República também confirmou o mandato de quatro anos. E, por fim, a Presidenta Dilma nomeou o reitor Colombo para o quadriênio 2011-2015.
Nesse sentido, salientaram o professor Colombo, os pró-reitores do IFPR presentes na reunião, e também o procurador federal do IFPR, José Maurílio B. Da Costa Pereira, tendo em vista o encerramento do atual mandato do reitor, novas eleições, com cronograma a ser definido pelo Ministério da Educação, devem ser convocadas no próximo ano.
Câmpus Curitiba
No que diz respeito às eleições para a Direção Geral do Câmpus Curitiba ainda em 2014, o reitor informou que qualquer decisão sobre o tema deverá ser tomada pelo Conselho Superior (Consup), órgão máximo do IFPR. O assunto está na pauta da próxima reunião do colegiado, marcada para o dia 25 de março de 2014 às 14h, na Sede da Reitoria do IFPR.
Estuda-se a viabilidade técnica para que esse encontro seja transmitido pela internet.
O reitor, os representantes dos estudantes, técnicos e dos professores, manifestaram-se de forma favorável à eleição para diretor geral do Câmpus Curitiba e de outros que estão em situação jurídica semelhante.
Mais informações
Veja a apresentação do reitor.
Confira fotos do encontro no página do IFPR no Facebook.