Reitor Pro Tempore encaminha mensagem para servidores e estudantes
Publicado em
Mensagem inicial aos servidores e estudantes do Instituto Federal do Paraná
l
Prezados colegas servidores e estudantes, por designação do Ministro de Estado da Educação, durante algumas semanas exercerei a função de Reitor pro tempore do Instituto Federal do Paraná até que a medida cautelar que determinou o afastamento do Reitor eleito seja suspensa. Anteriormente já atuei nessa condição em 2011 no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e em 2012 no Instituto Federal Farroupilha (IF Farroupilha).
Desde já gostaria de estabelecer um canal direto de comunicação com todos vocês. Vocês podem enviar suas dúvidas e sugestões, pois elas serão prontamente analisadas. Para isso poderão utilizar o blog ou também o endereço de e-mail provisório: jesue.ifpr@gmail.com.
Sabemos que nesse momento de crise institucional é preciso que todos estejam bem informados de tudo o que está acontecendo e que procurem dar continuidade as suas atividades. Não podemos deixar que os estudantes, razão de nossa existência, sejam prejudicados. Temos que trabalhar mais e melhor do que antes para restaurar a confiança da sociedade.
Por esse motivo colocamos nossa experiência de 20 anos como docente, coordenador de Área, Diretor do Campus São José, pró-reitor e Reitor pro tempore do IFSC e do IF-Farroupilha a serviço do IFPR.
A ação de alguns poucos colocaram em suspeição o trabalho de muitos em todo o país. Somos uma rede, somos como uma família e aquilo que afeta um afeta a todos.
O país vivenciou no mês de junho de 2013 um grande movimento pela ética, pela melhoria dos serviços públicos e pelo fim da corrupção. A corrupção é um câncer que destrói a confiança nas instituições e prejudica o desenvolvimento do Brasil. Os recursos desviados contribuem para a precariedade da educação, saúde e segurança pública.
Como trabalhadores da educação temos que estar sempre vigilantes para impedir o mal feito. Temos que dar o exemplo para a sociedade, já que desenvolvemos pessoas.
Nós, servidores federais da educação temos o compromisso de transformar a vida de milhares de estudantes por meio da educação profissional. Temos o compromisso de contribuir para o desenvolvimento de nossas cidades e nossos estados. A expansão, a ampliação de vagas e a interiorização da oferta de cursos profissionalizantes em todo o país é uma revolução silenciosa que dará frutos nas próximas décadas.
Não será a ação de poucos que nos desviará desses objetivos maiores. O momento é de união de todos os servidores de bem e que acreditam na ética, na honestidade e na educação profissional.
Por isso realizamos já no primeiro dia de trabalho uma reunião com parte da equipe de pró-reitores, com a Auditoria Interna, com a equipe de comunicação, chefia de gabinete e com o prof. Irineu Colombo. Solicitamos o empenho e o comprometimento de todos para que o IFPR não deixe de cumprir o planejamento de 2013.
Analisamos diversos documentos institucionais e coletamos informações sobre a operação da Polícia Federal. Temos consciência de que é preciso dar continuidade aos trabalhos em andamento, mas também garantir a apuração imediata de qualquer fato que contenha indícios de irregularidades. Essa foi a incumbência recebida do Ministério da Educação.
Observamos que os documentos apresentados pelo prof. Irineu Colombo durante a entrevista coletiva de imprensa realizada no dia 8 de agosto de 2013 demonstram que diversas ações foram adotadas desde a sua posse para coibir irregularidades na gestão do IFPR.
O fato do Reitor Irineu Colombo ter solicitado uma investigação da CGU tão logo assumiu seu mandato e ter exonerado todos os indiciados é relevante na análise do recurso pela Justiça, que poderá suspender a medida cautelar que determinou seu afastamento. Enquanto isso vamos dar continuidade à execução do planejamento e realizar as correções que compreendermos serem necessárias.
Durante o afastamento do prof. Irineu Colombo seremos auxiliados pelo prof. Garabed Kenchian (representante do MEC). Prof. Garabed Kenchian já foi Diretor-Geral do CEFET-SP e Reitor do IFB. Ele está colocando sua experiência de 27 anos como professor da rede federal para nos auxiliar nessa empreitada.
Já solicitamos agendamento de reunião com Diretores-Gerais dos campus, com a CGU, com o TCU, com a Polícia Federal, com a Comissão de Ética e com a Ouvidoria do IFPR na próxima semana. Vamos ouvir os estudantes e servidores docentes e administrativos para agirmos de forma mais efetiva.
Em toda crise existe uma oportunidade. Essa é uma oportunidade de integrarmos e compartilharmos as boas práticas existentes nos Institutos Federais do RS, SC e Paraná.
Esperamos contar com o apoio de todos os servidores e estudantes para que juntos possamos recolocar o Instituto Federal do Paraná no caminho da grandeza que lhe é de direito.
Atenciosamente,
Jesué Graciliano da Silva
Reitor pro tempore do Instituto Federal do Paraná
Portaria número 727 do Ministro da Educação – Publicada no D.O.U. de 9/8/2013
Agenda do reitor pro tempore
O reitor pro tempore do Instituto Federal do Paraná (IFPR) Jesué Graciliano da Silva teve uma intensa semana de reuniões. Acompanhe um resumo da agenda do reitor pro tempore entre 12 e 15 de agosto:
12 de agosto: Jesué Graciliano esteve reunido com os pró–reitores, Diretoria da Educação à Distância (EAD/IFPR) e Diretoria de Tecnologia de Informação e Comunicação para identificar as demandas institucionais mais urgentes.
13 de agosto: Os servidores da Reitoria foram apresentados ao professor Jesué Graciliano da Silva no auditório da João Negrão. A reunião foi acompanhada pelo professor Garabed Kenchian, coordenador geral de Planejamento e Gestão da Rede no Ministério da Educação (MEC) e professor do IFSP. A matéria da reunião está disponível no site do IFPR.
Também na terça-feira (13), o reitor pro tempore esteve na Controladoria Geral da União (CGU) e realizou videoconferência com os diretores gerais dos câmpus. O reitor também esteve reunido com a Diretoria de Educação à Distância (EAD/IFPR), Procuradoria e Auditoria para discutir as consequências das determinações judiciais resultantes da investigação da Polícia Federal.
14 de agosto: Na quarta–feira (14), Jesué Graciliano participou de reunião com a Comissão de Ética do IFPR. Em pauta a importância e valorização da Comissão e sugestões para o plano de trabalho que está sendo construído pelos membros da Comissão. A matéria da reunião está disponível no site do IFPR. Também ocorreu reunião com os professores do EAD/IFPR.
15 de agosto: Reunião em Brasília com Setec/MEC.
Na próxima semana estão previstas reuniões com a Polícia Federal e Ministério Público Federal.
blog do Reitor pro tempore: https://blogdiariodoreitorifpr.wordpress.com/