SeCIF e IFTech movimentaram o Campus Curitiba no sábado – Campus Curitiba

SeCIF e IFTech movimentaram o Campus Curitiba no sábado

No último sábado, dia 14 de setembro, foram promovidos o IV SeCIF (Seminário de Produção Científica do Instituto Federal do Paraná, Campus Curitiba) e a XII IFTech Curitiba (Feira de Inovação Tecnológica do Campus Curitiba).

Os eventos, realizados nas dependências do campus Curitiba, movimentaram o espaço com uma ampla programação, composta por momento cultural, mostra de robótica e a apresentação de mais de 130 trabalhos, distribuídos em diferentes modalidades: exibição de protótipos, apresentações orais, mostra de pôsteres e, pela primeira vez, uma nova modalidade de apresentação digital. Nesta última, os participantes tiveram a oportunidade de mostrar seus trabalhos utilizando uma ferramenta digital fornecida pelo campus. Outro destaque do dia foi a realização concomitante de um seminário de aikido, sob o comando do professor Rodrigo Navarro.

A programação teve início às 8h30 com a cerimônia de abertura que contou com a presença do Diretor de Pesquisa, Extensão e Inovação do Campus Curitiba, Vilmar Fernandes, da Diretora de Ensino do campus, Nadine Biagi Ziesemer, representando também a Direção Geral do campus, do Diretor de Inovação da Proeppi, Eduardo Kloc, representando a pró-reitoria e do reitor do Instituto Federal do Paraná, Adriano Willian da Silva Viana Pereira.

Na ocasião, em sintonia com a temática dos eventos deste ano, que trouxe como mote “A equidade racial e social frente aos desafios impostos pelo século XXI”, o reitor compartilhou sua trajetória acadêmica e sua formação como gestor, refletindo sobre os desafios raciais e sociais que enfrentou ao longo de sua carreira. Na sua fala,  pontuou a importância do acesso amplo e inclusivo da população em geral à educação pública e de qualidade, como fator imprescindível para a transformação social. Além disso, expressou seu luto e prestou homenagem a figuras importantes de sua trajetória profissional que faleceram na última semana, como a professora Guiomar Martins, a primeira diretora de Ensino do Campus Curitiba.

Após a cerimônia de abertura, a IFTech abriu a programação de apresentação de trabalhos. A diversidade de protótipos apresentados, abrangendo temáticas educacionais, socialmente sustentáveis, de empreendedorismo e de tecnologias emergentes, além da mostra de robótica, que ocorreu concomitantemente à feira, movimentou o corredor do andar térreo.

Logo na sequência, ainda pela manhã, tiveram início as apresentações orais do SeCIF, contemplando trabalhos na área de comunicação, cultura, direitos humanos; educação, meio-ambiente, saúde, tecnologia e produção, nas modalidades de ensino, pesquisa, extensão, apresentados por estudantes do nível médio à graduação.

A abertura das atividades da tarde contou com a apresentação cultural do Trio Barroco, conjunto musical constituído em Curitiba por três experientes instrumentistas dedicados à delicada estética do repertório barroco: Aloísio Schmid, violinista, Eugênio Gall organista e Orlando Fraga, gambista. O programa musical, que contou inclusive com a execução da peça Bachianas Brasileiras nº 5, do compositor brasileiro Heitor Villa-Lobos, renovou os ânimos dos presentes para a etapa final de apresentação de trabalhos: a mostra de pôsteres e dos trabalhos em formato digital, onde mais uma vez os autores dos trabalhos puderam compartilhar seus saberes com o público presente.

Seminário de Aikido

O Aikido Haru Keiko 2024, evento organizado pelo Aikido Shugyo Dojo, em parceria com o Projeto de Aikido do Campus Curitiba, contou com a participação de aproximadamente 40 pessoas. Dentre os convidados, destacam-se o Sensei Yuji Ono (6º DAN Aikikai), presidente da Associação Pesquisa de Aikido – APA (São Paulo-SP), e do Sensei Gilberto Machado Marecos (5º DAN Aikikai), além de outros Senseis e praticantes, adultos e crianças.

Classificação para o Se²PIN

A DPEI informa ainda que em breve divulgará o ranqueamento dos trabalhos selecionados para participarem do IX Se²PIN que será realizado no período de 11 a 14 de dezembro de 2024, tendo como sede o Campus Paranaguá, e terá como tema “Ciência e Tecnologia para a Inclusão: território (s), saberes e diversidades”. O evento será realizado nas dependências da Associação Banestado e no IFPR campus Paranaguá. O campus Curitiba poderá indicar 26 trabalhos de pesquisa, extensão, inovação ou ensino de nível médio/técnico; 2 trabalhos de pós-graduação; 1 protótipo apresentado na IFTech e 1 vaga para Robótica.