Seminário “Cidadania e Participação Social: relembrando Silvia Lane” – Campus Curitiba

Seminário “Cidadania e Participação Social: relembrando Silvia Lane”

Convite: Seminário Cidadania e Participação Social: relembrando Silvia Lane“, organizado em parceria com o Núcleo de Curitiba da Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO). Silvia Lane é a principal referência teórica em Psicologia Social no Brasil, sendo intuito deste seminário discutir suas contribuições ao debate sobre cidadania e participação social, temas estes que convergem com a missão do IFPR de promover uma educação que vise à formação de cidadãos críticos e autônomos.

Programação:
  • 9h – Inscrições no local
  • 9h20min – Abertura, seguida de palestra com a Prof.ª Ms. Maria Angélica de Moura Bueno: “A atualidade do tema Cidadania e Participação Social”
  • 9h40min – Transmissão de vídeo com conferência de Silvia Lane: “Cidadania e Participação Social”
  • 10h – Palestra com a Prof.ª Drª Denise de Camargo: “Contribuições de Sílvia Lane à Psicologia Social no Brasil”
  • 10h30min – Palestra com o Prof. Dr. Adjuto de Eudes Fabri: “A constituição da Psicologia Social Latinoamericana”
  • 11h – Debate com o público
  • 12h – Encerramento
Data: 15.06.2013
Local: Auditório do IFPR câmpus Curitiba. Rua João Negrão, 1285. Rebouças.
Horário: 9h às 12h.
Inscrições gratuitas no local.
Serão fornecidos certificados aos participantes.
Outras informações e currículo dos palestrantes em anexo.
Participem! E, se possível, ajudem na divulgação para seus contatos.

EVENTO DE EXTENSÃO

Seminário “Cidadania e Participação Social: relembrando Silvia Lane”

“Como partir de um indivíduo e chegar a um cidadão? Como partir de ações particulares e chegar a uma Participação Social?” Estas questões dão início à conferência realizada por Silvia Lane em Curitiba, há 25 anos, cuja revisitação é a proposta deste evento.

Programação:

• 9h – Inscrições no local
  • 9h40min – Transmissão de vídeo com conferência de Silvia Lane: “Cidadania e Participação Social”
  • 10h – Palestra com a Prof.ª Drª Denise de Camargo: “Contribuições de Sílvia Lane à Psicologia Social no Brasil”
  • 11h – Debate com o público
  • 12h – Encerramento

Data: 15.06.2013

Local: IFPR, Auditório da unidade João Negrão do câmpus Curitiba.

Horário: 9h às 12h.

Inscrições gratuitas no local.

Palestrantes:

Adjuto de Eudes Fabri

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Paraná (1993) e mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2001). Doutorado em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2008), sob orientação de Silvia Lane. Atualmente é professor da Universidade Positivo e da Faculdade Internacional de Curitiba.

Denise de Camargo

Possui graduação em Formação de Psicólogos pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1975), graduação em Licenciatura Em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1974), mestrado em Psicologia (Psicologia Social) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1988) e doutorado em Psicologia (Psicologia Social) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1997), sob orientação de Silvia Lane. Professora aposentada do Depto de Psicologia da UFPR. Atualmente é professora da Universidade Tuiuti do Paraná no Mestrado em Psicologia.

Maria Angélica de Moura Bueno

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual de Londrina (1979) e mestrado em Psicologia (Psicologia Social) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1993). Atualmente é psicóloga organizacional da Universidade Federal do Paraná e professora da Pontifícia Universidade Católica do Paran