Solicitação de Certificação de Conhecimentos Anteriores e Aproveitamento de Estudos Anteriores – Campus Curitiba

Comunicado da Secretaria Acadêmica:

O período para a solicitação de Certificação de Conhecimentos Anteriores e Aproveitamento de Estudos Anteriores será de 22/08/2022 até 02/09/2022 através de nosso sistema de protocolos, https://protocolo.ifprcuritiba.com

O Aproveitamento de Estudos Anteriores é o processo de aproveitamento de componentes curriculares cursados com êxito em cursos de nível médio, técnico ou graduação realizados anteriormente no IFPR ou em outra instituição de ensino.

Obrigatória a apresentação dos seguintes documentos:

• Histórico Escolar completo das disciplinas cursadas com êxito em outro curso de mesmo nível de ensino;
  • Ementas (conteúdo programático) cursadas com êxito em outro curso de mesmo nível de ensino.

Na Secretaria Acadêmica do Campus, o estudante deverá apresentar as fotocópias e as originais dos documentos listados acima e indicar em quais componentes curriculares deseja dispensa, mediante aproveitamento. Após retorno presencial.

A Certificação de Conhecimentos Anteriores refere-se à certificação de componentes curriculares do curso em que o estudante está matriculado no IFPR ou que ainda não tenha cursado, para os quais seja comprovado o domínio de conhecimentos adquiridos anteriormente pelo/a estudante.

Podem ser objetos de certificação os conhecimentos adquiridos no trabalho, em estudos não formais ou em estudos formais de diferentes níveis de ensino.

Obrigatória a apresentação dos seguintes documentos:

• Relato da experiência profissional e/ou de educação formal ou não formal que tenha relação com os conhecimentos dos componentes curriculares (disciplinas) que deseja dispensa (ex. informações sobre sua experiência/atuação profissional e de educação não formal que tenha relação com os conhecimentos dos componentes curriculares (disciplinas) a serem convalidados; histórico escolar de componentes curriculares cursados com êxito de diferente nível de ensino).
  •  O estudante deverá indicar em quais componentes curriculares deseja dispensa, mediante certificação
  • A comprovação do domínio de conhecimento é feita através de aprovação em avaliação, composta de prova e entrevista, conduzida por uma comissão própria, a qual estabelecerá os procedimentos e os critérios de avaliação, de acordo com a ementa prevista no Projeto Pedagógico do Curso.