Têm início, em Foz do Iguaçu, os Jogos Nacionais dos Institutos Federais 2013 – Campus Curitiba

Têm início, em Foz do Iguaçu, os Jogos Nacionais dos Institutos Federais 2013

Cerca de 1300 pessoas participaram da cerimônia de abertura da edição de 2013 dos Jogos Nacionais dos Institutos Federais (JIFs). A solenidade foi realizada na noite desta segunda-feira (11), no Ginásio do Centro Esportivo Costa Cavalcanti, espaço que foi cedido pela Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu. Participam da competição, que segue até sexta-feira (22), mais de mil estudantes de 34 instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Os atletas competem em dez modalidades (Atletismo, Natação, Judô, Vôlei de Praia e Tênis de Mesa, Basquetebol, Handebol, Futsal, Voleibol, Xadrez).

A cerimônia foi marcada por apresentações que faziam alusão à diversidade cultural presente nas formações sociais da Região da Tríplice Fronteira (Brasil, Argentina e Paraguai). Cada apresentação fez referência a um dos três povos.

Na sequência, houve o desfile das 34 instituições que participam dos JIFs 2013. Veja algumas fotos na página do IFPR no facebook.

O Hino Nacional Brasileiro foi executado pelos estudantes Andressa Caniza Borges acompanhada no violino por Thays Feliciano e no violão por Maycon Douglas Bento, estudantes do IFPR– Campus Foz do Iguaçu.

O secretário de Educação Profissional, Científica e Tecnológica do Ministério da Educação, Marco Antonio Oliveira, foi representado na solenidade pelo coordenador Geral de Planejamento e Gestão da Rede,  Garabed Kenchian, que abriu oficialmente os jogos, destacando o potencial de integração do evento entre todos as instituições da Rede Federal.

Presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, o professor Caio Mário Bueno Silva, reitor do IFMG, destacou que o evento pode marcar significativamente a vida dos estudantes. “Quando entrei neste ginásio, toda a minha vida veio à mente, lembrei de quando eu competia nos jogos escolares do meu estado, e também de todas as alegrias que o esporte me proporcionou”, comentou. “Aproveitem este momento e façam do esporte um instrumento de transformação e de crescimento pessoal”, aconselhou. “E que vençam os melhores e os melhores são todos vocês”, disse.

Já o reitor pró-tempore do IFPR, Jesué Graciliano da Silva, relembrou o caráter de integração interpessoal, tendo em vista que os JIFs contribuem para que servidores e estudantes da Rede se conheçam melhor, percebam pontos coincidentes em suas diferentes realidades e também reforcem os laços de amizade.

Durante a cerimônia, foram homenageadas algumas pessoas que contribuíram para a realização dos JIFs 2013: o professor de Educação Física e reitor do IF Baiano, Sebastião Edson Moura; o professor Roberto Gil Rodrigues Almeida, reitor do IF do Triângulo Mineiro, que representado pelo professor de Educação Física Ronaldo Ananias Ferreira (reitor pró-tempore do IF do Triângulo), e a professora Roseli Dahlem, diretora geral do Câmpus Foz do Iguaçu.

Quem carregou o fogo simbólico foi o estudante atleta Lauro Nicolas Mazotti, 15 anos, aluno do segundo ano do curso Técnico em Informática (IFPR – Câmpus Foz do Iguaçu).

Os JIFs 2013 são uma promoção do Ministério da Educação (MEC) por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), com a realização do IFPR e CONIF e apoio da Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu. O objetivo é mobilizar a juventude estudantil em torno da democratização do esporte e lazer. Os Jogos também se constituem em um importante espaço de integração entre as instituições da Rede Federal e valorização do Ensino da Educação Física.

Mais informações:
Página dos Jogos Nacionais dos Institutos Federais (JIFs) 2013 (IFPR):

Programação oficial dos JIFs 2013

Instituições que enviaram delegações aos JIFs 2013:

01 – Instituto Federal de Alagoas
02 – Instituto Federal do Amapá
03 – Instituto Federal do Amazonas
04 – Instituto Federal da Bahia
05 – Instituto Federal de Brasília
06 – Instituto Federal do Ceará
07 – CEFET (Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca) Rio de Janeiro
08 – Colégio Pedro II