Você já pensou em estudar no exterior? O IFPR quer saber – Campus Curitiba

Você já pensou em estudar no exterior? O IFPR quer saber

Os estudantes dos cursos de graduação do IFPR interessados em estudar no exterior por meio do programa Ciência Sem Fronteira (CSF) estão convidados a responder uma enquete virtual para identificação prévia e cadastro de candidatos em potencial. O questionário está disponível no Portal do IFPR até o dia 30 de agosto de 2013 e tem por objetivo traçar um perfil dos estudantes do IFPR interessados em participar das chamadas públicas do programa. A ferramenta para a coleta dos dados está disponível desde o dia 3 de junho de 2013.

Por meio das informações coletadas – como curso, semestre e grau de domínio de língua estrangeira, por exemplo – será possível identificar os Editais e Chamadas Públicas mais adequados às expectativas e características do corpo discente, bem como identificar que ações o IFPR pode tomar, como a oferta de cursos de línguas, para auxiliar os estudantes na conquista desse objetivo.

O levantamento foi motivado pela visita da delegação de representantes da Association of Canadian Community Colleges (ACCC), entidade que representa instituições similares aos institutos federais no Canadá, nos dias 17 e 18 de junho. Os visitantes vieram com o objetivo de conhecer o IFPR e apresentar as oportunidades que os Colleges canadenses oferecem aos estudantes da rede federal de Educação Profissional e Tecnológica Brasileira. Atualmente, existem chamadas públicas exclusivas para os alunos dos Institutos Federais e das demais instituições que compõem a rede. Informações sobre os países que estão com vagas em aberto estão disponíveis na página do programa Ciência sem Fronteiras. Em vídeo, o presidente da ACCC, Paul Brennen, explica aos estudantes do IFPR como é o Canadá e como são as instituições de ensino profissional e tecnológico no país. As informações podem ser conferias aqui.

IFPR envia primeiros estudantes ao exterior por meio do CSF

Em abril de 2013, o programa Ciência Sem Fronteiras aprovou quatro alunos do Instituto Federal do Paraná para realizar intercâmbio. Dentre os selecionados, três são do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do Câmpus Londrina. São eles: Lino Henrique Magalhães Nardin, Leonardo Carvalho Grade e Vitória Colito Gardim. Os alunos irão realizar a graduação sanduíche na Austrália, Canadá e Reino Unido, respectivamente. A quarta aprovada é a aluna Daiane Leite, do curso de Farmácia, do câmpus Palmas. Daiane foi selecionada no edital que envia alunos para Irlanda. O site do programa orienta para que os alunos que foram aprovados aguardem mensagem dasagências para mais esclarecimentos sobre os procedimentos que devem ser adotados. As aulas dos estudantes iniciam em junho.

Saiba mais …

Estudantes conhecem oportunidades de intercâmbio no Canadá

IFPR recebe delegação de representantes dos colleges canadenses

Ciência sem Fronteiras abre chamadas públicas para a Rede Federal