Curso de Libras do Campus Jacarezinho gera documentário – Instituto Federal do Paraná

Campus Jacarezinho

Curso de Libras do Campus Jacarezinho gera documentário

O Campus Jacarezinho do Instituto Federal do Paraná (IFPR) realizou, no início do mês de setembro, o encerramento de seu curso de Língua Brasileira de Sinais (Libras). O curso de Libras aconteceu através de uma parceria do campus do Instituto com a 12ª Subdivisão Policial do município de Jacarezinho.

Coordenado e ministrado pelo Intérprete de Libras e Coordenador do Núcleo de Atendimento a Pessoas com Necessidades Especiais (Napne), Thiago Jarno Mello o curso tem como objetivo treinar os policiais civis para prestarem atendimento a pessoas surdas, as quais fazem parte de um público específico, que requer atendimento diferenciado.
“O curso de Libras veio ao encontro das nossas necessidades. Estávamos precisando de uma orientação nessa área, pois já houve casos em que não soubemos lidar com a situação, pois não sabíamos nos comunicar com um deficiente auditivo”, comenta Flavia Revnei, investigadora e aluna do curso.

Durante a cerimônia de encerramento, que contou com a presença do Diretor-Geral do Campus, Gustavo Villani Serra, do Diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão, Hugo Emmanuel da Rosa Correa, do Coordenador de Ensino, Rafael Ribas Galvão, e do Delegado Dr. Marcos Fontes, foi lançado o documentário “No Foco das Realidades”, produzido por estudantes da unidade, com direção do Professor Welk Daniel.

A partir do questionamento “E se um policial tivesse que atender a um pedido de ajuda feito por um deficiente auditivo, como seria?”, o curta-metragem mostra depoimentos de alunos e policiais, além de momentos do curso, com os participantes conversando por sinais e aprendendo como a linguagem pode ser utilizada para sua profissão. A Polícia pode utilizar a Libras para prestar atendimento ou mesmo para atender casos de depoimentos de pessoas envolvidas em crimes.

Assista ao documentário.]]>