Publicado em
O curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal do Paraná (IFPR) – Campus Palmas obteve conceito 4 na avaliação do Ministério da Educação (MEC), em uma escala de 1 a 5. A avaliação ocorreu entre os dias 07 e 09 de outubro.
De acordo com o coordenador do curso, Keller Nicoloni, a conquista reflete os investimentos realizados pelo campus em estrutura e o esforço conjunto de professores, estudantes e servidores para a boa avaliação. O professor destaca que “esse resultado é fruto do trabalho coletivo de toda a nossa equipe e da dedicação dos alunos. Estamos sempre buscando aprimorar o curso e manter um alto nível de ensino. Nosso objetivo agora é fortalecer ainda mais as atividades de pesquisa e extensão, sempre conectando teoria à prática”.
Além da infraestrutura que inclui laboratórios multidisciplinares, o curso tem se destacado por projetos de pesquisa, inovação, extensão e ensino, buscando sempre o equilíbrio entre teoria e prática. A diretora-geral, professora Graciela Cabreira Gehlen, ressalta o impacto positivo desse resultado para a instituição. “O conceito 4 é um marco que fortalece o nome do IFPR como referência na educação superior. É um reconhecimento do nosso compromisso em formação de profissionais para o mundo do trabalho e para a pesquisa científica”, celebra.
A gestão do campus já planeja a continuidade no desenvolvimento do curso. “Estamos muito orgulhosos dessa conquista e comprometidos, enquanto gestão, em implementar as melhorias necessárias para que, na próxima avaliação, a gente conquiste o conceito 5”, a diretora ressalta.
Avaliação do MEC confirma qualidade no ensino do IFPR
A nota de avaliação do Ministério da Educação (MEC) mede a qualidade dos cursos e instituições de ensino superior. A avaliação é realizada periodicamente e as notas são calculadas a partir de critérios que incluem a infraestrutura da instituição, a qualificação dos professores, a titulação dos alunos, a nota no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) e outros indicadores específicos de cada área de conhecimento.