Curso de Radiologia alerta sobre prevenção ao Câncer de Mama – Instituto Federal do Paraná

Curso de Radiologia alerta sobre prevenção ao Câncer de Mama

O curso de Radiologia do Campus Curitiba promove nesta segunda-feira (25) o “Dia Rosa”. A data é relacionada ao “Outubro Rosa”, mobilização mundial que faz alusão à necessidade de se prevenir e combater o Câncer de Mama.  Alunos e professores foram à aula vestidos com a cor do dia, receberam um folheto explicativo a respeito da doença e no decorrer da manhã assistiram a uma apresentação sobre mamografia.
“Aqui no curso nós estamos focando mais em mamografia, pois é o que a radiologia utiliza”, explica a coordenadora, Michele Mansur Vieira.

Outubro Rosa
O movimento Outubro Rosa é conhecido no mundo todo. O nome é relacionado com a cor do laço que simboliza a luta contra o câncer de mama. No Brasil, a cada ano, várias entidades relacionadas ao câncer de mama iluminam de rosa monumentos e prédios. Em 2008, no Rio de Janeiro o local escolhido foi o Cristo Redentor. Em Curitiba, no ano passado, foi a vez da estufa do Jardim Borânico ficar rosa.

Segundo Michele Vieira, a intenção é expandir o Dia Rosa para todo o Instituto no ano que vem.

Prevenção
A auto-exame é o primeiro passo para identificar precocemente alguma irregularidade nos seios que possa indicar câncer de mama. Se diagnosticado com rapidez, o tratamento é menos doloroso e os riscos de se perder a mama são infinitamente menores.

Mas somente o auto-exame não é suficiente. O correto é fazê-lo constantemente para verificar a possível aparição de nódulos. Além disso, todos os anos, as mulheres precisam fazer uma mamografia, que é uma radiografia que detecta esses nódulos no início de sua formação.