Curso do IFPR é destaque no aniversário do Assentamento do Contestado – Instituto Federal do Paraná

Curso do IFPR é destaque no aniversário do Assentamento do Contestado

O Assentamento do Contestado, situado no município da Lapa (PR), completou, na última semana, 12 anos de criação. Para comemorar a data, no sábado (19), foram realizados uma festa e um ato político. O curso superior de Tecnologia em Agroecologia ofertado pelo IFPR foi destacado em diversas falas.

Centenas de pessoas da comunidade, além de inúmeras autoridades e lideranças, representando todas as esferas de governo e diversos movimentos sociais e organizações de trabalhadores, estavam presentes.

A temática central das comemorações foram as lutas e conquistas do assentamento na área educacional. Nesse sentido, foi enfatizada a instalação das escolas municipal e estadual de ensinos fundamental e médio e a Escola Latino Americana, que abriga o curso Superior de Tecnologia em Agroecologia. Esse curso é ofertado pelo IFPR em parceria com o a Via Campesina e o MST e financiado com recursos do Incra.

Autoridades e lideranças que fizeram o uso da palavra na solenidade destacaram a importância da parceria com o IFPR na realização do curso superior no assentamento, atendendo a uma especificidade da educação do campo e garantindo a qualificação de dezenas de educandos(as) oriundos de áreas da reforma agrária.

A coordenação do Programa de Agroecologia do IFPR representou a Instituição no evento e reiterou o compromisso do IFPR com o fortalecimento e ampliação dos cursos em parceria com os movimentos sociais e a defesa da Agroecologia como setor estratégico dentro das ações implementadas pelo Instituto em todas as regiões do Paraná.