Curso Técnico em Agroecologia irá atender trabalhadores da classificação de grãos do setor Portuário – Instituto Federal do Paraná

A partir de fevereiro os trabalhadores do setor Portuário do litoral paranaense terão uma oportunidade a mais para se qualificar. Uma parceria entre Instituto Federal do Paraná (IFPR) e entidades do Setor irá possibilitar a oferta do Curso Técnico em Agroecologia no Campus Paranaguá. A primeira turma inicia em 14 de fevereiro e terá 40 vagas; o curso será oferecido na modalidade subsequente (pós médio).

O Curso irá atender os trabalhadores da Empresa Paranaense de Classificação de Produtos (Claspar), órgão do governo do Estado, e da Cooperativa de trabalhadores na classificação de produtos nos Portos de Paranaguá e Antonina (Cooclapar). A implantação do Curso foi possível graças a um convênio firmado entre o IFPR, a Claspar, a Cooclapar e a Associação de funcionários da Claspar (AFC).

Parceria – O convênio firmado entre o IFPR e as instituições parceiras prevê a utilização da infraestrutura da Claspar para a realização de aulas práticas e experimentos, além da participação de profissionais qualificados da Claspar para a realização de disciplinas específicas introduzidas na matriz curricular para atender à demanda do setor.

A coordenação pedagógica do curso será executada pelo Campus Paranaguá, que conta com a maior parte do corpo docente, além da colaboração de professores da área de agroecologia dos campi Curitiba e Campo Largo.

Sonho realizado – A oferta do curso técnico em Agroecologia em Paranaguá é uma velha demanda dos trabalhadores do setor portuário do litoral, pois um grande número de funcionários que exercem a atividade de classificadores não tem seu credenciamento, já que há uma exigência legal do Ministério da Agricultura pela formação técnica em Agricultura e/ou Agroecologia. A formação técnica favorecerá a progressão funcional de servidores que já exercem a atividade, além de proporcionar a abertura de novas possibilidades para os egressos do curso.