DAES apresenta desempenho do PBIS 2013 em reunião do CODIR – Instituto Federal do Paraná

DAES apresenta desempenho do PBIS 2013 em reunião do CODIR

A Diretoria de Assuntos Estudantis e Atividades Especiais (DAES/PROENS) apresentou, na última reunião do Colégio de Dirigentes (11), os dados referentes às chamadas do Programa de Bolsas Acadêmicas de Inclusão Social (PBIS), cujos editais foram lançados em janeiro e abril deste ano. Além da apresentação, o diretor Izaías da Costa Filho anunciou a entrega de camisetas do Programa para todos os alunos bolsistas. O anúncio foi feito com a entrega de uma camiseta ao reitor Irineu Colombo.   De acordo com o Diretor de Assuntos Estudantis e atividades especiais, a primeira chamada e a chamada complementar somaram 1401 inscritos, sendo que 474 estudantes foram comtemplados com a bolsa no primeiro edital e outros 147 na chamada complementar. A coordenadora de Assuntos Estudantis, Evelise Dias Antunes, e a servidora Tania Incerti, ligadas à DAES, também estiveram presentes.

Durante a apresentação, foram apresentados aos diretores-gerais presentes na reunião os critérios de distribuição das bolsas entre os projetos e os objetivos do programa para 2013. Neste ano, 240 projetos propostos pelos 14 câmpus do IFPR foram atendidos.

Conheça o PBIS

O Programa de Bolsas Acadêmicas de Inclusão Social (PBIS) concede bolsas mensais de inclusão social no valor de R$ 350 para que alunos dos cursos técnicos e superiores do IFPR participem de projeto de ensino-aprendizagem. Os interessados são selecionados após análise de perfil socioeconômico, que leva em conta aspectos como a renda per capita familiar. Posteriormente, eles são encaminhados para os projetos ensino-aprendizagem propostos por professores ou técnicos-administrativos para o desenvolvimento de atividades acadêmicas, respeitando-se sempre a adequação destes ao curso de origem do bolsista. “Todos os programas de concessão de bolsas do IFPR visam estimular o processo de ensino-aprendizagem do discente. São também uma política de permanência, que busca incentivar que os estudantes concluam o curso técnico ou de graduação em que estão matriculados”, destaca o diretor.