De olho no céu: Campus Curitiba recebe evento sobre Astronomia nesta sexta-feira – Instituto Federal do Paraná

Notícias

De olho no céu: Campus Curitiba recebe evento sobre Astronomia nesta sexta-feira

Publicado em

Copiado!

Nesta sexta (8), o Campus Curitiba será palco de duas palestras sobre Astronomia. Os professores Wellington Ferrante e Eduardo Werlang, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, vão tratar dos temas Astrobiologia e Conhecendo as Estrelas, às 17h e às 18h30, respectivamente. Após as palestras, às 19h30, será realizada uma observação do céu noturno da capital.

As palestras vão contar com a presença do astrônomo brasileiro Felipe Braga-Ribas, que atua junto ao Observatório Nacional, no Rio de Janeiro. Natural de Curitiba e bacharel e licenciado em Física pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Braga-Ribas, que também é doutor em Astronomia e Astrofísica, é hoje um dos nomes mais respeitados da área no país.

Oiapoque e Chuí

Em 2014, o astrônomo publicou um estudo que balançou o mundo cientíco. Ao observar o asteroide Chariklo, localizado nos limites do sistema solar que habitamos, o cientista identificou dois anéis de fragmentos cósmicos que giram ao seu redor. Graças às suas observações, descobriu-se que pequenos blocos de rocha também podem ser circundados por esses fenômenos, derrubando o consenso que existia entre os especialistas de que apenas grandes planetas, como Saturno e Urano, possuíam tais estruturas. “Essa formação pode nos dar pistas preciosas sobre a formação do sistema solar”, afirmou Braga-Ribas à Revista Veja Rio, em reportagem (https://vejario.abril.com.br/materia/gente/cientista-felipe-braga-ribas-observatorio-nacional-astronomia) publicada no mês de abril de 2014 no site do veículo.

Os anéis foram batizados pelo pesquisador como “Oiapoque” e “Chuí”, em referência aos pontos extremos norte e sul do Brasil.

Serviço

Palestra “Astrobiologia”, com o professor Wellington Ferrante (UTFPR)
Local: Auditório do Campus Curitiba (Rua João Negrão, 1285, Rebouças)
Hora: 17h

Palestra “Conhecendo as estrelas”, com o professor Eduardo Werlang (UTFPR)
Local: Auditório do Campus Curitiba
Hora: 18h30

Topo