Descentralização: instituídos novos procedimentos para gerenciamento de senhas e perfis no Siafi e Siasg – Instituto Federal do Paraná

Entraram em vigor, neste mês de junho, novos procedimentos para o gerenciamento de senhas e perfis nos sistemas Siafi/Siasg no IFPR. Agora as próprias unidades gestoras executoras fazem os registros de seus usuários.

A nova forma de conceder senhas e perfis foi adotada pelo Instituto visando ao alinhamento à política de descentralização das atividades administrativas em implementação.

“Antes disso, somente a Reitoria concedia acesso tanto ao Siafi quanto ao Siasg; com essa mudança operacional, será possível o desenvolvimento de novas ações de descentralização”, explica o coordenador de Contabilidade do IFPR, Reginaldo Barboza da Silva.

Um manual que explica de forma minuciosa os novos procedimentos foi desenvolvido e publicado pela Diretoria de Contabilidade, Orçamento e Finanças (DCOF).

O Manual do Cadastrador de Senhas – IFPR está disponível na página do IFPR.

Na sexta-feira (3), a equipe da DCOF/CCONT realizou uma videoconferência com as unidades gestoras executoras para discutir os novos processos.

Para a adoção dos procedimentos descentralizados, foi necessário que a DCOF/CCONT providenciasse  junto ao MEC a inclusão de dois cadastradores de cada unidade.

Sistemas

O Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (Siafi) é um sistema contábil que tem por finalidade realizar todo o processamento, controle e execução financeira, patrimonial e contábil do governo federal. Já o Sistema Integrado de Administração de Serviços Gerais (Siasg) é um conjunto informatizado de ferramentas para operacionalizar internamente o funcionamento sistêmico das atividades inerentes ao Sistema de Serviços Gerais, como gestão de materiais, edificações públicas, veículos oficiais, comunicações administrativas, licitações e contratos.

Manual do Cadastrador de Senhas e Portaria 526 de 18/05/2016 -(IFPR).

Página da Proad/DCOF.