Direitos Humanos e questões raciais são temas de eventos no Campus Curitiba – Instituto Federal do Paraná

Nos Campi

Direitos Humanos e questões raciais são temas de eventos no Campus Curitiba

Nas próximas semanas, nos meses de Abril, Maio e Junho, o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi) do Campus Curitiba promove duas atividades de formação voltadas às comunidades interna e externa.

Em parceria com o Instituto Aurora, serão realizados os encontros da quarta edição dos “Diálogos Inter-raciais” (Abril) e da segunda edição do grupo de estudos “Primeiros passos para educar em Direitos Humanos” (Maio e Junho).

Para participar das atividades, que são gratuitas, é preciso realizar inscrição.

Diálogos Inter-raciais

Além da parceria com o Instituto Aurora, os Diálogos Inter-raciais também contam com o apoio da Abrapso e do projeto de extensão “Loucos pela Vida”, do Campus Curitiba.

“Estamos indo para a quarta edição com a certeza de que ainda temos muito para dialogar sobre as questões raciais no Brasil e é nosso compromisso promover a sensibilização sobre essa temática de forma permanente, como educadores, no IFPR Campus Curitiba”, destaca a professora Patrícia Meyer, uma das proponentes do evento.

A programação dos diálogos é composta por quatro encontros on-line seguindo a metodologia de círculos de diálogo, de Kay Pranis, com os seguintes temas: “Qual a cor da sua pele?”; “Você conhece a sua história?”; “Quem ou o que narra a sua história?”; e “Relações inter-raciais?”.

Os encontros são gratuitos e abertos à comunidade. Pede-se, no entanto, que os participantes inscrevam-se apenas nas datas em que efetivamente puderem participar, já que as vagas são limitadas.

As inscrições podem ser feitas a partir desta segunda (11), por meio de formulário eletrônico: https://www.sympla.com.br/evento-online/dialogos-inter-raciais/1525331.

As rodas serão nos dias 18, 20, 25 e 27 de abril, das 16h às 17h30.

Mais informações sobre os Diálogos inter-raciais podem ser encontradas nesta notícia: https://curitiba.ifpr.edu.br/2022/04/05/vem-ai-quarta-edicao-da-roda-de-conversas-sobre-racismo/

Grupo de estudos em Direitos Humanos

O Grupo de Estudos “Primeiros passos para educar em Direitos Humanos” busca analisar e debater as seguintes perguntas: qual a importância dos Direitos Humanos na escola? Por que a discussão sobre Direitos Humanos tem se mostrado necessária, não apenas em uma perspectiva de tema transversal, mas como inerente à Educação?

Educadores do IFPR, estudantes e a comunidade externa podem participar. Os encontros quinzenais iniciam no dia 2 de maio, e serão realizados via Google Meets. As inscrições podem ser realizadas até o dia 27 de abril, por meio de formulário eletrônico: bit.ly/primeirospassos_2022.

A atividade é parte do projeto de extensão Diálogos Inter-raciais e tem como objetivo compreender os Direitos Humanos em sua essência a partir de uma perspectiva formativa elementar, baseada na diversidade social e cultural, na empatia, na solidariedade e na tolerância.

Mais informações e as temáticas a serem abordadas em cada encontro podem ser encontrados nesta notícia: https://curitiba.ifpr.edu.br/2022/04/01/educacao-e-direitos-humanos-sao-temas-de-grupos-de-estudos/