Diretor do IFPR assume interinamente a reitoria do IFAL – Instituto Federal do Paraná

Diretor do IFPR assume interinamente a reitoria do IFAL

Nesta terça-feira, 30, o professor Irineu Colombo, diretor do Campus Foz do Iguaçu do Instituto Federal do Paraná (IFPR), tomou posse como reitor interino do Instituto Federal de Alagoas (IFAL). A cerimônia, realizada em Brasília, contou com a presença do Ministro da Educação Fernando Haddad e do Secretário de Educação Profissional e Tecnológica, Eliezer Pacheco.

Outros 3 reitores foram empossados nos Institutos localizados nos estados do Rio de Janeiro, Bahia e Sergipe. Haddad disse que os dirigentes têm o desafio de consolidar o papel inovador dos institutos federais, que oferecem cursos técnicos, licenciaturas, cursos tecnológicos, mestrados profissionais e educação de jovens e adultos. “O futuro vai nos dizer, mas a agenda que mais avançou no último período foi a da educação profissional. As pessoas querem pertencer a este projeto, têm orgulho de fazer parte dos institutos. Este é o tamanho da responsabilidade”, afirmou Haddad.

Convidado pelo MEC para assumir a reitoria, o professor Colombo afirma que não terá funções administrativas tradicionais. “Minha proposta é, antes de tudo, respeitar a história e a institucionalidade do IFAL. A princípio ficarei três meses no cargo e minha principal tarefa será conduzir o processo eleitoral, que já foi iniciado.” Após a consolidação de todo o processo, validação do MEC e posse do Reitor eleito, o professor Colombo retorna para suas funções no Campus de Foz do Iguaçu.

Doutor em História Social pela UNB, Irineu Colombo foi deputado federal pelo PT do Paraná e atuou no MEC como diretor nos anos de 2007 e 2008. O convite partiu justamente pela experiência política e administrativa. “Acredito que teremos o entendimento necessário para que não haja nenhum desgaste neste período no IFAL.”, completa.

O secretário do MEC, Eliezer Pacheco, em recente visita a Maceió nega a afirmação de que haveria intervenção no IFAL. “Esta possibilidade só ocorre quando há suspensão de mandato e, neste caso, a gestão do atual reitor se expira no final do mês. Estamos apenas cumprindo o estatuto dos institutos federais que recomenda a indicação de um gestor caso haja vacância. Não optamos por um servidor do IFAL, para evitar a parcialidade na escolha do próximo reitor, pois primamos pela plena democracia”, disse o secretário.

A eleição para escolha do novo reitor do IFAL e dos diretores-gerais dos campi ocorrerá no dia 12 de maio e a campanha eleitoral terá início no dia 1º de abril. O secretário Eliezer Pacheco explicou ainda que todo o calendário eleitoral foi aprovado pelo conselho superior do IFAL, formado por representantes de alunos, professores e da sociedade civil, será mantido pelo reitor em exercício.