Diretoria de Capacitação do IFPR oferece curso de Gestão Orçamentária e Financeira – Instituto Federal do Paraná

Capacitação

Servidores do IFPR participam, entre os dias 29 de setembro e 02 de outubro, do curso de formação “Gestão Orçamentária e Financeira com Tesouro Gerencial”. Trata-se de mais uma ação da Diretoria de Capacitação da Progepe em parceria com a Esaf/PR.

O curso é ministrado por Marzalem Alves de Lima, servidor público federal da área de contabilidade pública, e por Jaqueline Santos Maciel, Contadora da Superintendência da Receita Federal do Brasil. O objetivo principal é capacitar os servidores em nível básico de Gestão Orçamentária e Financeira com Tesouro Gerencial, nivelando conhecimentos, fundamentos e princípios, apresentando as diversas modalidades e instrumentos utilizados na gestão das finanças públicas do Brasil.

As turmas são compostas por servidores do IFPR que atuam em rotinas de administração orçamentária e financeira e que trabalham também em contato com a ferramenta Tesouro Gerencial. O curso tem carga horária de 32h ​e é composto por aulas expositivas e participativas, aplicação de exercícios, trabalhos em grupo e abordagem teórica e prática quanto à aplicação da ferramenta Tesouro Gerencial.

A Diretoria de Capacitação (DCA) da Progepe, que utiliza ações de aperfeiçoamento e qualificação com o propósito de contribuir para o desenvolvimento de competências institucionais por meio de competências individuais, recebe as demandas e realiza o trabalho de customização em conjunto com a área demandante e com a Esaf, adequando o curso ofertado às realidades institucionais.

Segundo Fabiana Silva, Diretora de Capacitação do IFPR, “a DCA contribui na capacitação de servidores buscando parcerias para a oferta de cursos nas modalidades presencial e EaD que atendam demandas setoriais do IFPR, identificadas pelas unidades e indicadas nos Levantamentos de Necessidade de Capacitação (LNC).” Além disso, Fabiana explica que a diretoria divulga constantemente opções de cursos por meio de sua página virtual, nas áreas de interesse dos servidores. “Com isso, viabilizamos a participação em capacitações externas conforme a necessidade dos servidores e gestores, expressas por meio de demandas encaminhadas permanentemente à Diretoria”, conclui.

O curso de Gestão Orçamentária e Financeira com Tesouro Gerencial faz parte de uma série de ações de capacitação decorrentes de tratativas firmadas entre a Diretoria de Capacitação da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (DCA/Progepe) do IFPR e o Centro Regional de Treinamento da Escola de Administração Fazendária (Esaf/PR).

CURSO: Gestão Orçamentária e Financeira com Tesouro Gerencial

DATA: 29 de setembro a 02 de outubro

LOCAL: Escola de Administração Fazendária (ESAF/PR) – Rua João Negrão, 246 – 7º andar – Centro – Curitiba-PR

HORÁRIO: 08h30min às 17h30min