Dirigentes da Rede Federal de Educação discutem necessidades comuns no Reditec – Instituto Federal do Paraná

Dirigentes da Rede Federal de Educação discutem necessidades comuns no Reditec

A evasão e repetência, expansão dos institutos federais, interação com o setor produtivo, pesquisa aplicada, inovação tecnológica, qualificação e capacitação dos servidores foram os temas discutidos no dia 04 de setembro durante plenária da 37ª Reunião dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica.

O evento, realizado anualmente, está sendo sediado pelo Instituto Federal de Alagoas. Espaço político para o debate sobre o ensino profissionalizante, a Reditec é realizada desde 1977 e tem como objetivo analisar a conjuntura, os desafios e os rumos da educação profissional no Brasil.

Desde o dia 02 e até o dia 05 de setembro, cerca de 600 dirigentes – entre reitores, pró-reitores e diretores-gerais de todas as 440 unidades que compõem a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica – estarão em Maceió para participar da edição 2013 do evento.

Um dos grupos de discussão tratou da “Pesquisa Aplicada e Inovação Tecnológica”, com participação do professor Silvestre Labiak Jr, pró-reitor de Extensão, Pesquisa e Inovação do IFPR. Labiak também ministrou palestra sobre o tema com Elza Fernandes de Araújo – assessora–adjunta de Inovação da Fapemig. Em sua palestra, Labiak falou sobre o “quadrante de pasteur” e as distinções entre pesquisa básica, aplicada e inovação. Também defendeu que somente a integração da Rede Federal, contrariando uma perspectiva de isolamento dos câmpus, e a  valorização dos ativos de conhecimento e da identidade de cada unidade, poderão fazer com que a pesquisa desenvolvida nas instituições de ensino da Rede Federal realmente faça a diferença.

No relatório destacou-se a necessidade de investimentos maiores na área de pesquisa e incentivo à inovação. Também foram discutidos temas como: Expansão da Rede Federal, A Interação dos Institutos Federais com os Setores  Produtivos e o Fomento à Extensão Tecnológica e Qualificação e Capacitação dos Servidores para a Educação Profissional.

Confira um resumo das discussões apresentadas pelos demais grupos de trabalho…

Expansão da Rede Federal:
No relatório, o grupo de trabalho expôs a necessidade de ampliação da expansão que atualmente abrange apenas a 10% dos municípios beneficiados com instituições do porte dos institutos federais. Dados sobre os servidores também foram apresentados e, neste aspecto, os participantes identificaram que um terço do quadro funcional dos institutos federais é composto por pessoas com mais de dez anos de serviço público, o que resulta em um choque de cultura.  As obras da expansão também foram objeto de discussão no processo de expansão, principalmente no que se refere aos problemas com empreiteiras durante construção das unidades de ensino. Uma das sugestões apresentadas durante a discussão do tema é que seja evitado o uso de sedes provisórias e estimulada a construção, onde parte da infraestrutura possa ser ocupada no decorrer da obra. Também foram expostas estatísticas que mostram que, este ano,  245 unidades foram construídas em todo o país e, para o primeiro trimestre de 2014,  a previsão é de que 54 novas escolas sejam inauguradas. Questionamentos sobre a  proporção de número de câmpus e tamanho do estado também foram feitos durante o relatório apresentado pelo tema 2 e, sobre isso, chegou-se a conclusão de que não houve discussão  do governo sobre as cidades contempladas.

Interação dos Institutos Federais com os Setores  Produtivos e o Fomento à Extensão Tecnológica e Qualificação:
As conclusões do grupo são de que os institutos precisam aprimorar e melhorar as condições para que haja interação entre alunos e empresas e, assim, atender ao mundo corporativo. “A formação técnica encurta o caminho, mais ainda existem distorções na valorização para atrair os jovens” apontou o relator Anselmo Lúcio Aroucha, diretor-geral do Câmpus Satuba do Instituto Federal de Alagoas. No relatório, destaca-se ainda a necessidade de realização de fóruns, feiras e eventos.

Capacitação dos Servidores para a Educação Profissional:
No relatório, enfatizou-se como um dos itens necessários, os convênios com instituições internacionais para proporcionar cursos em níveis de pós-graduação aos servidores dos institutos federais.

Com informações do site https://www.reditec.ifal.edu.br

Saiba mais sobre as discussões do Reditec:

Em primeira manhã de atividades da 37ª Reditec, painel destaca o papel dos IFs na inovação tecnológica e apresenta caso de sucesso de instituto alemão

Palestra aborda “Inovação”, tema principal da programação da 37ª Reditec

Palestra do secretário Marco Antônio Oliveira aborda a participação dos Institutos Federais na Política de Inovação do governo

Pela primeira vez na programação da Reditec, experiências exitosas da Rede serão apresentadas hoje, 5 de setembro