Docentes do câmpus Paranaguá fundam Laboratório de Simulação Numérica, Superfícies e Interfaces – Instituto Federal do Paraná

Notícias

Docentes do câmpus Paranaguá fundam Laboratório de Simulação Numérica, Superfícies e Interfaces

Publicado em

Copiado!

Docentes das áreas de Engenharia, Matemática e Computação fundaram no Câmpus Paranaguá o Laboratório de Simulação Numérica, Superfícies e Interfaces (LASINSI).

O LASINSI foi constituído com o objetivo de dedicar-se ao estudo e simulação numérica de fenômenos e processos complexos, processamento de tratamentos superficiais via plasma, revestimentos duros e ao estudo da tribologia (ciência voltada ao entendimento dos fenômenos relativos ao atrito, ao desgaste e à lubrificação).

“A simulação numérica é atualmente uma poderosa e indispensável ferramenta que permite a experimentação, exploração e interação com modelos matemáticos que descrevem sistemas, processos e fenômenos complexos, sendo um dos principais pilares para o desenvolvimento tecnológico em ciência e engenharia”, explica o professor do IFPR e doutorando em fenômenos de transporte pela UFRGS, Mateus Gomes,

“A engenharia de superfícies é uma área multidisciplinar cujo objetivo é a modificação superficial de componentes, visando o aumento de seu desempenho”, complementa o professor Cristiano Brunetti.

O laboratório deverá concentrar suas atividades na simulação numérica de fenômenos ligados à engenharia e auxilio na otimização de processos que visam à melhoria das propriedades dos materiais.

Também foi instituído o grupo de pesquisa em simulação numérica, superfícies e interfaces, que conta com a participação de docentes do IFPR e parceiros da FURG, UFRGS e UTFPR.

Saiba mais sobre o Grupo de Pesquisa Simulação numérica, Superfícies e Interfaces no site do CNPQ.

 

Topo