DTIC oferece curso de treinamento do módulo de Recursos Humanos do sistema SIG – Instituto Federal do Paraná

DTIC oferece curso de treinamento do módulo de Recursos Humanos do sistema SIG

A Diretoria de Tecnologia de Informação e Comunicação (DTIC) deu início na segunda-feira (3) ao treinamento do módulo de Recursos Humanos do Sistema Integrado de Gestão (SIG), o SIGRH. Participam do treinamento 11 servidores ligados à Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progepe). A programação da atividade segue até a próxima quinta-feira (06).

Além de conhecer as funcionalidades do sistema, o grupo estuda quais serão os primeiros serviços a serem disponibilizados aos servidores do IFPR. “Quando todos os serviços do módulo de RH forem disponibilizados, os servidores poderão realizar ações como consulta e alteração ao cadastro funcional ou ao cadastro de dependentes, consultas relacionadas às férias e frequência, além de ter acesso à formulários e modelos de documentos, como declarações”, explica a servidora Fernanda Pessoa Coutinho Fernandes Lima, ligada à Universidade Federal do Rio Grande do Norte, instituição que desenvolve o sistema.

Implantação

O SIG está em implantação no IFPR desde fevereiro de 2012. Em maio, servidores de diferentes setores receberam treinamento para trabalhar com o módulo de protocolo, o primeiro a ser implantado. A meta da instituição é que o processo de implantação esteja finalizado num prazo de dois anos.

O IFPR foi a 23ª terceira instituição a aderir ao SIG, que já é utilizado por outros órgãos da Administração Pública como a Polícia Federal e a Agência Brasileira de Inteligência (ABIN).

Sobre o SIG

O Sistema Integrado de Gestão permite o gerenciamento de informações administrativas e acadêmicas. Quando estiver completamente implantado e disponível aos servidores do IFPR, integrará informações de todas as pró-reitorias, do Portal dos Docentes, Portal dos Discentes, Portal do Servidor e de salas de aula virtuais. Estima-se que a integração entre os diferentes setores e unidades do IFPR deverá gerar economia de recursos naturais, pois, aos poucos, a utilização de papel passará a ser menos frequente, e otimização do tempo dos servidores devido à automação de tarefas burocráticas.

Mais do que informatizar processos, o SIG tende a aperfeiçoar os fluxos de informação e rotinas laborativas no IFPR. Outra vantagem expressiva será a facilidade de acesso e publicidade às informações institucionais, desde dados que dizem respeito ao orçamento até informações acadêmicas.