Editais para o Programa de Bolsas do IFPR serão divulgados na segunda-feira (14) – Instituto Federal do Paraná

PBIS

Na próxima segunda-feira (14) serão divulgados os editais para o Programa de Bolsas do IFPR. O projeto reúne os Programas de Bolsas de Inclusão Social (PBIS), Bolsas de Iniciação Científica Junior ( PIBC-JR) e Monitoria. O processo é composto de duas etapas: na primeira, são selecionados os projetos acadêmicos propostos pelos servidores e, na segunda, os alunos deverão se candidatar a esses projetos.

Os alunos que necessitam de um apoio financeiro para permanecerem na Instituição podem se inscrever para o PBIS, um programa de assistência estudantil que oferece bolsas a alunos que participam de projetos e/ou atividadeseducacionais. O programa prioriza os estudantes considerados de baixa renda. O PIBC-JR e a Monitoria proporcionam uma oportunidade aos alunos de complementar a sua formação escolar. A Monitoria tem por objetivo contribuir no desenvolvimento da competência pedagógica para o magistério técnico, tecnológico e de educação superior, enquanto o Programa de Iniciação Científica Junior possibilita aos estudantes dos Cursos Técnicos, integrados ou subsequentes, o desenvolvimento de habilidades nas atividades de pesquisa científica.

Os prazos de inscrição dos projetos dos professores serão de 14 de março a 17 de março, para o PIBC-JR, e de 14 de março a 27 de março, para o PIBS. As inscrições dos alunos para o PBIS começam na segunda-feira (14) e a inscrição para o PIBC-JR terá início apenas após aprovação e divulgação dos projetos dos docentes.

Os dois programas de bolsas exigem uma carga de atividades de 12 horas semanais pelos alunos. O valores das bolsas do PBIS e do PIBC-JR são respectivamente R$300,00 e R$200,00. Todas as informações relativas à inscrição, processo seletivo, prazos e funcionamento do Programa de Bolsas serão publicados nos editais dos respectivos programas.