Observatório Regional mapeia origem geográfica de matrículas do IFPR – Instituto Federal do Paraná

Observatório Regional mapeia origem geográfica de matrículas do IFPR

O Observatório Regional do IFPR, ligado à Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Proplan), lançou recentemente os resultados de um novo projeto, em que mapeou a origem geográfica das matrículas nos cursos técnicos de nível médio do IFPR. A pesquisa “Mapeamento Geográfico da Localização de Matrículas de Nível Médio na Modalidade Presencial nas dimensões Estadual, Mesorregional, Microrregional e Local” utiliza metodologia de pesquisa desenvolvida pelo Observatório Regional para avaliar a participação dos municípios das mesorregiões e microrregiões paranaenses no número de matrículas dos campi do IFPR.

“O estudo foi apresentado na última reunião do Colégio de Dirigentes, e agora socializamos seus resultados para conhecimento e análise da comunidade com as seguintes perspectivas: responder parte das solicitações dos órgãos de controle, que sugerem a criação de indicadores que possam ser replicados por outros Institutos Federais; situar o alcance da presença das atividades de ensino dos cursos técnicos de nível médio nas localidades e regionalidades dos campi do IFPR; propor alguns parâmetros de mensuração que possam auxiliar no planejamento estratégico dos campi; e apresentar a diversidade que caracteriza as várias unidades do Instituto nos desenvolvimentos temporal e espacial das atividades”, explica o servidor Gilmar José Hellmann, da Coordenadoria de Projetos Organizacionais e Indicadores (CPOI).

Os resultados da pesquisa revelam dados importantes sobre a atuação do IFPR no Estado. Os cursos técnicos de nível médio registram matrículas de estudantes provenientes de 240 municípios paranaenses, cerca de 60% do total de municípios do estado, em todas as suas mesorregiões. Do total de alunos matriculados nos cursos técnicos, uma média de 27% é oriunda de outros municípios que não aquele que sedia o campus. Esse fenômeno é mais comum nos campi da 1ª fase de expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica no estado, mas essa não é uma regra. “Há os campi da Região Metropolitana de Curitiba, como Colombo e Pinhais, que apresentam um grande percentual de estudantes dos municípios vizinhos, dada a proximidade e também a facilidade de acesso”, afirma Hellmann.

A pesquisa teve como base o número de matrículas em cursos técnicos de nível médio registrado pelos campi no primeiro semestre letivo de 2016 – cerca de 18 mil. A intenção da equipe do Observatório Regional é, futuramente, aplicar a metodologia nos cursos superiores do Instituto. “A aplicação dessas metodologias de pesquisa e o desenvolvimento de índices sobre a atuação do IFPR no Estado nos ajudam a compreender as especificidades do funcionamento de cada unidade da instituição. São dados que podem ajudar tanto os gestores dos campi quanto aqueles que pensam as políticas institucionais de desenvolvimento e de ensino, para que possam propor soluções adequadas a cada realidade”, avalia Hellmann.