Em primeiro dia de reunião, Consup aprecia propostas de criação de cursos – Instituto Federal do Paraná

Em primeiro dia de reunião, Consup aprecia propostas de criação de cursos

Os membros do Conselho Superior do IFPR estão reunidos na Reitoria, em Curitiba/PR. A reunião extraordinária começou nesta terça (30) e continua na quarta-feira (31). No 1º dia do encontro, foram apreciados projetos pedagógicos de cursos, entre outras deliberações.

Os projetos de cursos apreciados nesta terça-feira (30) pelo Consup já haviam sido analisados e aprovados pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) e também pelas pró-reitorias do IFPR.

Cursos e projetos aprovados

Os cursos aprovados pelo Consup são os seguintes:

• Projeto Pedagógico do Curso de Engenharia Elétrica (Campus Paranavaí);
  • Projeto Pedagógico do Curso Superior de Tecnologia em Agroecologia (Campus Ivaiporã);
  • Proposta de criação do Curso Superior de Tecnologia em Secretariado (Campus Curitiba);
  • Proposta de criação do Curso de Especialização em Governança Corporativa e Sustentabilidade (Campus Assis Chateaubriand);
  • Proposta de criação do Curso de Especialização em Interdisciplinaridade e Docência na Educação Básica (Campus Pitanga);
  • Proposta de criação do Curso de Especialização em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática (Campus Irati);
  • Proposta de criação do Curso de Especialização em Ensino de Ciência e Tecnologia (Campus Telêmaco Borba);
  • Proposta de criação do Curso Técnico em Informática, forma de oferta Integrada, (Campus Capanema);
  • Proposta de criação do Curso Técnico em Alimentos, forma de oferta Integrada (Campus Colombo);
  • Proposta de criação do Curso Técnico em Meio Ambiente, forma de oferta Integrada (Campus Foz do Iguaçu);
  • Proposta de criação do Curso Técnico em Mecatrônica, forma de oferta Integrada  (Campus Paranavaí);
  • Proposta de criação do Curso Técnico em Agroecologia, forma de oferta Subsequente em Prudentópolis (Campus Irati);
  • Proposta de criação do Curso Técnico em Agroecologia, forma de oferta Subsequente em Rio Azul (Campus Irati);
  • Proposta de criação do Curso Técnico em Design de Interiores, forma de oferta Subsequente (Campus Umuarama);
  • Proposta de criação do Curso Superior de Tecnologia em Agronegócio (Campus Umuarama).

Negativa e vistas

O projeto pedagógico do curso de Engenharia de Controle e Automação, proposto pelo Campus Jacarezinho, recebeu parecer desfavorável do relator. A maioria dos conselheiros acompanhou o relator. Já o Projeto Político Pedagógico, também proposto pelo Campus Jacarezinho, foi objeto de um pedido de vistas, feito pelo conselheiro Marcelo Estevam.

Regulamento do Pibid

Durante a reunião, também foi aprovado o regimento do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid). O programa, atualmente, beneficia nove cursos de licenciatura do IFPR, sendo sete no Campus Palmas e dois em Paranaguá.

30 horas

Apesar de não estar originalmente na pauta, a questão da jornada de 30 horas para técnicos administrativos em Educação (TAEs) foi rapidamente debatida na reunião. Ficou decidido que o tema, que já está sendo discutido pelas pró-reitorias do Instituto, entrará na pauta da próxima reunião ordinária para deliberação do Consup.

Regime de trabalho

Foi aprovada a redução de regime de trabalho de professor EBTT de Dedicação Exclusiva para 40 horas para o professor Carlos Alexandre Bertoncelo. De acordo com o entendimento do relator e dos conselheiros, não há prejuízo institucional para atendimento do pedido do servidor.

Novas relatorias

Algumas propostas Ad referendum (resoluções 15/2016, 16/2016 e 17/2016 e Indicação 01/2016) serão apreciadas na próxima reunião ordinária, com novas relatorias.

Transmissão

A reunião extraordinária do Consup é transmitida ao vivo pela internet, por meio do YouTube. O encontro será retomado às 9h desta quarta e deve se estender ao longo do dia. Confira no link.

Consup

Consultivo e deliberativo, o Consup é o órgão máximo do IFPR. Saiba mais sobre o conselho na página.