Publicado em
Na manhã desta terça-feira, dia 3, o embaixador da Polônia no Brasil, Jacek Junosza Kisielewski, e a Cônsul, Dorota Joana Borys, visitaram a Reitoria e o Campus Curitiba do Instituto Federal do Paraná. O objetivo do encontro é estreitar relações entre o IFPR e instituições da Polônia. Participaram da visita o reitor Alipio Leal, o pró-reitor de relações institucionais, Marco Aurélio Visintin e o assessor de relações internacionais, Antônio Carlos Gondim.
Durante a reunião, a cônsul e o embaixador conheceram a história do Instituto Federal – iniciada em 1869 pela colônia alemã de Curitiba. O reitor Alipio Leal aproveitou a ocasião para apresentar diversas ações desenvolvidas pelo Instituto, como a criação do primeiro curso técnico em agroecologia e os atuais investimentos na área de aqüicultura.
O embaixador Jacek Junosza Kisielewski ressaltou a importância da educação profissionalizante para o desenvolvimento da economia européia. Jacek relatou a experiência polonesa com a educação profissional e citou o exemplo das “Academias Politécnicas”, onde a educação profissional é ministrada separada da graduação convencional. “A oferta de cursos técnicos profissionalizantes se tornou uma grande alternativa à formação geral das universidades, contribuindo para a redução do desemprego que assolava a Polônia”, explica.
O pró-reitor de relações institucionais, Marco Aurélio Visintin, falou sobre a possibilidade de intercâmbio entre professores poloneses e docentes do IFPR. “Além da ampliação do conhecimento o intercâmbio proporciona uma rica interação entre as culturas”, destaca.
No fim do encontro embaixador disse estar muito satisfeito com a visita e as possibilidades concretas de parcerias. “Temos grande satisfação de chegar num momento histórico como este de criação dos Institutos Federais”, afirma.