Encontro no IFMS discute retomada das aulas em parceria com IFPR – Instituto Federal do Paraná

Encontro no IFMS discute retomada das aulas em parceria com IFPR

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) sediou nesta quarta-feira, 26, um encontro onde foi discutida a retomada das aulas dos cursos técnicos a distância da Rede e-Tec oferecidos em parceria com o Instituto Federal do Paraná (IFPR). As transmissões de conteúdo via satélite estão suspensas há mais de um mês.

Além do reitor do IFPR, Irineu Mário Colombo, estavam presentes o diretor da Educação a Distância na instituição, Fernando Amorim, a coordenadora do curso de pós-graduação em Propriedade Intelectual e Inovação Tecnológica, Carmem Ballão, e o coordenador da Rede e-Tec na Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC), Cleanto Gonçalves.

O encontro, realizado em Campo Grande, foi aberto pelo reitor do IFMS, Marcus Aurélius Stier Serpe, e reuniu coordenadores da Rede e-Tec de 14 Institutos Federais, todos parceiros do IFPR na educação a distância.

As aulas a distância transmitidas pelo IFPR estavam previstas para começar no dia 24 de fevereiro, porém foram adiadas para o mês de julho.

Na ocasião, Colombo explicou que entre agosto de 2013 e o final de janeiro, o IFPR foi administrado por um reitor pro-tempore nomeado pelo Ministério da Educação por conta de suspeitas de fraude na educação a distância. E que durante a intervenção, licitações necessárias para dar continuidade à oferta dos cursos deixaram de ser concluídas.

Retomada – O diretor da Educação a Distância no IFPR, Fernando Amorim, informou que seis licitações estão em andamento. “Precisamos concluir a contratação de gráficas e serviços de satélite, além de operacionalizar os estúdios e garantir a manutenção do ambiente virtual de aprendizagem. A intenção é retomar os cursos até 14 de julho”, prevê.

Um novo ambiente virtual de aprendizagem está sendo desenvolvido pelo IFPR em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). A proposta é que o sistema Caravelas ofereça ferramentas de auditoria capazes de evitar possíveis fraudes.

“Queremos retomar os cursos de forma robusta, sem problemas no ambiente virtual de aprendizagem, impressões, satélite e internet. Estamos fazendo tudo por meio de licitação, inclusive com audiências públicas. Mudamos toda a equipe do processo licitatório. Queremos começar com extremo rigor”, explicou o reitor do IFPR.

“Acompanhamos essa situação de perto. São cerca de 60 mil alunos atendidos pelas parcerias com o IFPR. Estudantes que precisam do certificado para complementar os estudos, conquistar e manter seus empregos. A Setec oferece todo o apoio e orientação à instituição”, comentou o coordenador da Rede e-Tec na Setec/MEC, Cleanto Gonçalves.

Propriedade Intelectual – Um dos projetos suspensos por conta da intervenção no IFPR é o da oferta do curso de pós-graduação a distância em Propriedade Intelectual e Inovação Tecnológica. A proposta é abrir 2.500 vagas.

Ao todo, 43 instituições são parceiras do IFPR na oferta da pós-graduação. Algumas chegaram a selecionar estudantes, mas as aulas nem começaram a ser transmitidas.

“Temos a intenção de iniciar o curso no dia 18 de julho, porém é preciso esclarecer que antes precisamos da aprovação do projeto pela Setec, além de retomar parcerias com o Instituto Nacional de Propriedade Industrial e com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná”, explicou a coordenadora do curso, Carmem Ballão.

Todos os pontos discutidos foram reunidos em uma ata com os devidos encaminhamentos que devem ser adotados pelo IFPR, parceiros e Setec/MEC.

“O encontro foi uma oportunidade para o IFPR esclarecer o que está acontecendo e de demonstrar que tanto a instituição quanto os parceiros querem colaborar para a retomada das aulas da educação a distância”, comentou Edilene de Oliveira, coordenadora de Educação a Distância no IFMS.

Estudantes dos cursos a distância que queiram entrar em contato com o IFPR deverão usar o canal disponibilizado pela Ouvidoria. O e-mail é ouvidoria@ifpr.edu.br.

Texto e fotografias: Assessoria de Comunicação do IFMS