Enem 2016: inscrições estão abertas e vão até o dia 20 de maio – Instituto Federal do Paraná

Enem 2016: inscrições estão abertas e vão até o dia 20 de maio

Começam, nesta segunda-feira (9), as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2016. O procedimento deve ser feito exclusivamente pela página virtual do Enem até o dia 20 de maio. O exame acontecerá nos dias 5 e 6 de novembro.

A confirmação das inscrições será feita apenas pela página do exame na internet. No ato da inscrição, os candidatos devem informar número de celular ou de telefone fixo válido, bem como cadastrar endereço eletrônico, o qual não pode ser usado por outro participante.

O Enem deste ano tem uma estimativa de 8 milhões de inscrições, sendo 2,2 milhões de estudantes que estão no último ano do Ensino Médio. Além dos concluintes dessa etapa em 2016 matriculados em escolas da rede pública, estão isentos da taxa de inscrição aqueles que se declararem carentes. A exemplo da edição do ano passado, os isentos que não comparecerem nos dois dias de provas perderão o benefício na próxima edição.

Para dar mais comodidade e opções aos não isentos da taxa – de R$ 68 – , o pagamento pode ser efetuado em qualquer agência bancária, casa lotérica ou agência dos Correios, por meio de Guia de Recolhimento da União. O pagamento deve ser feito até o dia 25 de maio.

Oportunidade

A nota do Enem é usada como critério de acesso à educação superior por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e do Programa Universidade para Todos (ProUni). A participação na prova também é requisito para receber o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), participar do programa Ciência sem Fronteiras ou ingressar em vagas gratuitas dos cursos técnicos oferecidos pelo Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec). Além disso, estudantes maiores de 18 anos podem obter a certificação do Ensino Médio por meio do Enem.

Mais informações e o edital completo do Enem de 2016 estão disponíveis na página do exame na internet. Em caso de dúvidas, os candidatos podem ligar para o telefone 0800-616161.