Escola Nacional de Administração oferece bolsas de estudo na França para servidores públicos – Instituto Federal do Paraná

A Escola Nacional de Administração oferece cursos de aperfeiçoamento para servidores da administração pública da França e de outros países e os prepara para assumir responsabilidades nacionais e internacionais. Com sede em Estrasburgo e em Paris, a ENA é referência em formação de altos funcionários da administração pública.
O Setor de Cooperação e Ação Cultural (SCAC) da Embaixada da França no Brasil disponibiliza bolsas para os brasileiros interessados em participar dos programas da ENA.

A bolsa de estudos inclui:

Valor do curso escolhido;
Acomodação;
Seguro;
Ajuda financeira durante o curso;
Obs.: Cabe ao servidor as despesas com passagem aérea

Requisitos

Para participar de um curso, os candidatos deverão ser servidores públicos ou executivos de empresas públicas com responsabilidades importantes, tendo no mínimo uma graduação, três anos de experiência profissional e o domínio da língua francesa (ou inglesa se for um curso ministrado nesse idioma).

Inscrição

O formulário de candidatura referente ao curso desejado deverá ser recebido de forma digitalizada, após ser preenchido à mão e escaneado, ou diretamente preenchido no documento em PDF. O envio deverá ser realizado com, no mínimo, dois meses antes da data de início do curso.

Além do processo de avaliação feito pela Embaixada da França, cabe lembrar que a ENA costuma dar uma resposta final somente um mês antes da data de inicio do curso.

A lista de cursos 2016 e os formulários de candidatura (em francês e em inglês) seguem anexos:

CalendárioFormulário de Candidatura (francês)
CalendárioFormulário de Candidatura (inglês)

Para mais informações, entrar em contato diretamente com a Embaixada da França:
Carmen Balduino – Assistante Coopération Technique – carmen.balduino@diplomatie.gouv.fr
Mathieu Tasse – Chargé de mission Coopération technique –  mathieu.tasse@diplomatie.gouv.fr

No IFPR, a possibilidade de participação pode ser verificada junto à Coordenadoria de Relações Internacionais, pelo telefone (41) 3595-7643 ou e-mail internacional@ifpr.edu.br.