Escritura de doação de terreno para construção do Câmpus Colombo é assinada – Instituto Federal do Paraná

Campus Colombo

Escritura de doação de terreno para construção do Câmpus Colombo é assinada

Foi assinada, na tarde desta terça-feira (25), a escritura do terreno doado pela prefeitura municipal de Colombo para a instalação de um câmpus do IFPR no município. A assinatura do documento aconteceu nas dependências da prefeitura municipal. O reitor do IFPR, professor Irineu Mario Colombo, a Assessora de Expansão, professora Zita Castro Machado e o Diretor Geral do Câmpus Colombo, professor Vicente Sandeski, estiveram reunidos com a prefeita municipal Bete Pavin.

O terreno doado situa-se na Rua Antônio Chemin, no Bairro Roça Grande. O imóvel pertencia à antiga Associação do Banestado no município de Colombo e tem área total de 55 mil metros quadrados. A partir do registro do imóvel, o IFPR dará início a um processo licitatório para contratação da empresa que construirá o primeiro prédio do câmpus, um Bloco Administrativo composto por salas de aula multi-uso e ambientes administrativos, como secretaria, coordenações de curso e espaços de convivência para professores e estudantes.

Plano Diretor

O plano diretor estabelece o planejamento e a otimização da ocupação física do terreno a partir da utilização de um projeto que é padrão a todas as novas unidades do IFPR. Esse planejamento leva em consideração as particularidades e demandas locais.

O zoneamento do câmpus prevê a existência de seis setores: um administrativo (com 2.800 m²); um didático (3.500 m²); um setor de apoio didático (que consistirá em laboratórios técnicos e terá cerca de 600 m²); um setor de convivência, com refeitório e espaços de lazer (1.300 m²); espaços de uso múltiplo, com auditório e centro de convenções, além de um núcleo esportivo, com quadra coberta poliesportiva e ginásio.

Atividades do IFPR em Colombo começam com cursos do Pronatec

As atividades do IFPR no município de Colombo serão iniciadas com a oferta de seis cursos de formação inicial e continuada (FIC) nas áreas de Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Pessoal, Recepcionista, Vendedor, Inglês Básico e Cuidador de Idoso. Enquanto a sede definitiva do câmpus não fica pronta, os cursos acontecerão na Escola Municipal Nossa Senhora de Fátima. As inscrições já se encontram abertas. A previsão é de que os cursos tenham início no dia 5 de agosto.