Esporte é ferramenta de emancipação e construção da cidadania, avaliam atletas dos JIFs 2013 – Instituto Federal do Paraná

Notícias

Esporte é ferramenta de emancipação e construção da cidadania, avaliam atletas dos JIFs 2013

Publicado em

Copiado!

Os estudantes atletas que participaram da edição de 2013 dos Jogos Nacionais das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (JIFs) são unânimes em avaliar positivamente a competição. Mais do que isso, muitos afirmam perceber na prática esportiva, aliada aos estudos, um caminho interessante para a emancipação pessoal e também para a construção da cidadania.

Essa foi, por exemplo, a análise da jogadora de Basquetebol de Porto Velho (RO) e estudante do curso de Informática Integrado do IFRO, Sara Gabrielli. “Para mim, o esporte representa liberdade, de expressão, de manifestação das minhas emoções”, conta. “O esporte muda as pessoas, ele mudou a mim: quem puder praticar um esporte, em qualquer fase da vida, não deve perder essa oportunidade, pois a prática esportiva constrói o caráter”, analisa.

Também atleta do Basquetebol, o estudante Ítalo Guimarães, do curso de Eletrônica Integrado ao Ensino Médio, Câmpus Pelotas, IFSul Rio Grandense, destaca o aspecto de integração proporcionado pelos JIFs 2013. “As competições foram acirradas, mas mesmo assim fiz amigos por aqui; pra mim o esporte ensina muito e o Basquete tem sido fundamental para a minha vida”, diz.

“Além do bom nível das competições e também da organização do evento, tive a oportunidade de conhecer várias pessoas de diversas regiões do país, especialmente do norte e do nordeste, e isso foi muito legal”, comenta o estudante e jogador de Voleibol Thales Barreto, do IF Fluminense, Câmpus Campos Centro, Campos dos Goitacazes, do curso de Automação Integrado ao Ensino Médio.

“O esporte é uma válvula de escape, ajuda a desestressar da rotina, por isso eu deixo um recado para os jovens que ainda não praticam esportes, como o meu irmão, por exemplo, que ficou em casa: vamos lá, meu irmão, vamos jogar!”, brinca o atleta do voleibol do IF Fluminense, Pedro Henrique Silva da Conceição, do curso técnico em Estradas.

Via de regra, a maioria dos atletas elogiou a organização do evento e também o desempenho dos atletas. É o caso de Daniel Messias da Silva, do segundo ano do curso técnico integrado em Mecânica, do Câmpus Curitiba do IFPR. “A organização foi muito boa, tivemos hotel e alimentação e isso poupou os atletas de um esforço grande, como já vimos em outras competições semelhantes, sem falar no nível elevada das competições”, diz.

É exatamente esta competitividade que faz dos JIFs, também, uma espécie de preparação para quem deseja levar o esporte ainda mais a sério. Estudante do curso técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio do Câmpus Paranavaí do IFPR, Felipe dos Santos Rodrigues, de 16 anos, é um dos que trocariam a carreira técnica por uma esportiva. “Tenho vontade de ser atleta de ponta, competir profissionalmente, e viver do esporte, porque graças a ele tenho estímulos para cuidar da Saúde, conhecer novas pessoas e lugares”, diz o atleta, que, antes de ir para o Atletismo, também já praticou Basquetebol e Futebol. “Por ser um esporte individual, o Atletismo
exige muito do praticante, de forma que os resultados dependem, fundamentalmente, apenas de você”.

Se depender apenas dos resultados, Felipe parece estar no caminho certo. Ele foi o recordista de medalhas do IFPR nos JIFs 2013. Foram dois ouros no Atletismo. Um no Salto em Altura e outro no Salto Triplo. Nos Jogos do IFPR, realizado no mês de outubro, no Câmpus Palmas, ele já havia levado três medalhas de ouro para casa (Salto Triplo, Salto à Distância e Lançamento de Dardo). Nesta semana ele está em Cascavel, região oeste, participando dos Jogos Abertos do Paraná. E para o próximo ano já tem em vista um série de outras competições, assim como centenas de outros estudantes atletas da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

Leia mais:

JIFs 2014 podem ser realizados em Natal (RN)

Página dos JIFs 2013 e resultados (boletins) da competição

Álbuns de fotos dos JIFS 2013 (Página do Facebook do IFPR)

Topo