Estão abertas as inscrições para seleção de Agentes Territoriais de Cultura na Região Sul – Instituto Federal do Paraná

edital

O Ministério da Cultura (MinC), em parceria com o IFSUL, IFSC, IFC e IFPR, lançou o edital de seleção para Agentes Territoriais de Cultura na Região Sul. A iniciativa faz parte do Programa Nacional dos Comitês de Cultura (PNCC). O prazo das inscrições foi prorrogado para até 10 de junho, em decorrência das chuvas no Rio Grande do Sul.

No Paraná, estão disponíveis 34 vagas. Os profissionais receberão benefício mensal de R$ 1.200,00 durante 12 meses, auxílio inclusão digital de R$ 1.000,00, em parcela única, e R$ 25,00 mensais também durante 12 meses. Nos outros estados da Região Sul, 43 vagas estão abertas no Rio Grande do Sul e 26 em Santa Catarina.

O edital está aberto para pessoas físicas a partir de 18 anos de idade, alfabetizadas e com habilidades mínimas no uso de tecnologias digitais, residentes na região imediata do estado correspondente à vaga para a qual irão se inscrever, com reconhecida atuação na promoção de acesso a cultura em sua comunidade e com disponibilidade de atuação de 20 horas semanais.

Os agentes aprovados no processo receberão qualificação e formação continuada para o desenvolvimento de ações culturais, tais como atividades de mapeamento participativo, comunicação e mobilização social em seus territórios, encontros, eventos, ações de mobilização e articulação nas comunidades.

A atuação dos Agentes Territoriais de Cultura faz parte do Programa Nacional dos Comitês de Cultura (PNCC) e é realizada junto aos Institutos Federais parceiros. O PNCC é uma articulação territorial nacional que tem como objetivo promover iniciativas e ações de mobilização social, formação em direitos e políticas culturais, apoio à elaboração de projetos e parcerias, comunicação social e difusão de informação e conhecimento sobre as políticas culturais.