Estudante: Confira nova oportunidade de bolsas e auxílios no IFPR – Instituto Federal do Paraná

Estudante: Confira nova oportunidade de bolsas e auxílios no IFPR

Nesta segunda-feira, dia 29 de julho, a Diretoria de Assuntos Estudantis e Atividades Especiais (Daes) da Pró-Reitoria de Ensino divulgou dois novos editais no âmbito do IFPR. O Edital 015/2013 é a chamada do Programa de Bolsas de Inclusão Social (PBIS) para o segundo semestre de 2013. Já o Edital 017/2013 dispõe sobre o Programa de Assistência Complementar ao Estudante (PACE) e os  auxílios disponíveis para os estudantes. São eles:  auxílio-transporte, auxílio-moradia e auxílio-alimentação. As inscrições para o PBIS e PACE abrem no dia 1º de agosto e se encerram no dia 10 de agosto. Para o PBIS o período é o mesmo, tanto para estudantes quanto para inscrição de projetos.

PACE

Para o PACE são 200 vagas/auxílios. Podem se inscrever alunos que estão ingressaram na instituição no segundo semestre de 2013 e aqueles que não foram contemplados com auxílios do PACE em 2013, ainda que não tenham logrado êxito nos editais anteriores devido ao não cumprimento de requisitos previstos nos atos convocatórios.

PBIS

A seleção é para estudantes  ingressantes no segundo semestre de 2013, em situação de vulnerabilidade socioeconômica, visando sua permanência, inclusão e êxito escolar.

O Programa de Bolsas Acadêmicas de Inclusão Social (PBIS) concede bolsas mensais no valor de R$ 350 para que alunos dos cursos técnicos e superiores do IFPR participem de projeto de ensino-aprendizagem. Os interessados são selecionados após análise de perfil socioeconômico, que leva em conta aspectos como a renda per capita familiar. Posteriormente, os estudantes são encaminhados para os projetos de ensino-aprendizagem propostos por professores ou servidores técnicos-administrativos para o desenvolvimento de atividades acadêmicas, respeitando-se sempre a adequação do projeto ao curso de origem do bolsista.

Nesse mesmo sentido, os estudantes podem candidatar-se ao Programa de Assistência Complementar ao Estudante (PACE), que também utiliza a análise do perfil socioeconômico para a concessão de recursos financeiros mensais, visando ao custeio de despesas com alimentação (R$ 100), transporte municipal e intermunicipal (R$ 100 e R$ 150) e moradia (R$ 200). Em muitos casos, os inscritos recebem mais de uma modalidade de auxílio e todos podem recebê-los de forma concomitante com a bolsa de inclusão social ou outras modalidades de bolsa, como as de iniciação científica.