Estudante do IFPR conquista três ouros nas Paralimpíadas Universitárias com protótipo desenvolvido no projeto Papa-Léguas
Publicado em
O estudante Leonardo Fagundes Rosenback Miranda, do curso técnico em Eletrotécnica do IFPR Campus Curitiba e Docente da UFPR, brilhou nas Paralimpíadas Universitárias 2024, realizadas entre os dias 2 e 5 de outubro no Comitê Paralímpico Brasileiro, em São Paulo. Leonardo participou das provas de atletismo na classe T72 (framerunning) e conquistou três medalhas de ouro nas provas de 100m, 200m e 400m, com os tempos de 17,42s, 35,60s e 1min13,92s, respectivamente.
O destaque de Leonardo vai além das pistas: ele utilizou durante o torneio um protótipo desenvolvido pelo projeto de pesquisa Papa-Léguas, do IFPR, que tem como objetivo criar e aprimorar equipamentos para pessoas com mobilidade reduzida. Leonardo, que é integrante do projeto, correu com uma versão melhorada do Petra, um equipamento conhecido como framerunner, uma espécie de triciclo adaptado que mistura bicicleta e andador.
O protótipo foi desenvolvido pelos alunos do projeto sob a coordenação da professora Vanessa Vogt Miranda, que esteve no evento como staff de Leonardo durante a competição. O staff tem função de auxiliá-lo no deslocamento, montagem e regulagem do equipamento, posicionamento do bloco de partida na largada, entre outras.
A participação de Leonardo nas Paralimpíadas Universitárias também serviu para validar as melhorias feitas no equipamento, reforçando o sucesso do projeto Papa-Léguas na criação de tecnologias inovadoras para esportistas com necessidades especiais.
O IFPR parabeniza Leonardo por sua excelente performance e celebra o avanço proporcionado pelo projeto Papa-Léguas. Que essa vitória inspire mais conquistas para todo o IFPR!