Estudantes da Vizivali inscritos em curso de complementação à graduação podem solicitar devolução da taxa de inscrição – Instituto Federal do Paraná

Está disponível para consulta e preenchimento o sistema de cadastro pelo qual estudantes do curso de Pedagogia da Faculdade Vizinhança Vale do Iguaçu (Vizivali) podem solicitar a devolução da taxa de R$ 50, referente à inscrição em curso de complementação ao curso de graduação que seria oferecido pelo IFPR em parceria com o governo do Estado. O sistema foi lançado em junho de 2013 e pode ser acessado por meio do site do IFPR. Para recebimento do reembolso, o candidato deve acessar o endereço e informar corretamente o número do CPF, dados bancários, contato telefônico e endereço de e-mail.

O sistema financeiro do Governo Federal utilizado pelo IFPR para devolução da taxa permite o pagamento em conta-corrente ou conta-poupança da Caixa Econômica Federal. É necessário que o interessado em receber a devolução seja o titular da conta informada. Aqueles que, porventura, possuam conta-corrente ou conta-poupança em outros bancos também devem informar todos os dados bancários solicitados pelo sistema, além do número de telefone e e-mail, para que o IFPR possa entrar em contato posteriormente.

Aqueles que não possuem nenhum tipo de conta bancária em seu nome devem marcar a opção “não possuo conta bancária” e informar, ainda, o telefone e endereço de e-mail, para contato posterior. Nestes casos, o pagamento será realizado por meio de ordem bancária. As dúvidas podem ser esclarecidas por meio do e-mail reembolso.ifpr@ifpr.edu.br ou pelo telefone (41) 3595-7676.

A primeira tentativa de reembolso da taxa de R$ 50 se deu em 2010, quando o IFPR disponibilizou um sistema online para cadastro dos interessados em receber o ressarcimento. O sistema ficou aberto até o dia 14 de março de 2011. Cerca de 8,8 mil pessoas – 35% do total de inscritos no curso de complementação – conseguiram finalizar o cadastro com êxito e receberam o valor. O fornecimento de dados incorretos e conta bancária em nome de outra pessoa são os principais motivos pelos quais a instituição não conseguiu concluir os pagamentos na ocasião.

A segunda tentativa de devolução empreendida pelo IFPR, em vigor desde junho de 2013, é marcada pela baixa procura de interessados no ressarcimento. Até agora, cerca de 60 pessoas entraram em contato com a instituição. O IFPR depende do contato dos estudantes inscritos para realização da devolução. Uma comissão de servidores de diferentes unidades do IFPR estudam ações visando a intensificação da divulgação do sistema.