Estudantes do câmpus Foz participam do lançamento do festival “Brasil Sabor 2014” – Instituto Federal do Paraná

Nos Campi

As estudantes Diana Marilia Arenas e Sheila Scantambulo, do curso Técnico em Cozinha do Câmpus Foz do Iguaçu, participaram da exposição de lançamento do Festival Sabores do Brasil 2014, realizado no dia 30 de abril, no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba. Elas apresentaram o prato “Caldeirão de Raízes”, uma das criações finalistas da I Gastronomíada, olimpíada gastronômica promovida pelo Câmpus Foz do Iguaçu em abril.

O Caldeirão de Raízes foi criado por Diana especialmente para a olimpíada gastronômica. Os participantes do concurso tinham como missão apresentar um prato que homenageasse o Brasil e suas culturas. De acordo com a estudante, todos os ingredientes utilizados no prato remetem a algum aspecto físico ou cultural do país. O nhoque é feito de mandioca, carne seca e catupiri, ingredientes tipicamente brasileiros. O caldo de legumes que acompanha a massa leva três raízes que fazem alusão à geografia e às diferentes culturas presentes na região da tríplice fronteira no Paraná. É composto por batatas inglesas, batatas salsas, beterraba e também berinjela. Os três primeiros são ingredientes amplamente utilizados na culinária da Argentina, do Brasil e Árabe, comunidades expressivas na dinâmica cultural da região de Foz do Iguaçu. A Beterraba, que traz cor ao caldo, representa a fértil terra roxa do Estado.

“O prato é resultado de ampla pesquisa”, explica Diana, que buscou até mesmo formas de dessalgar a carne seca mais rapidamente. “Na fase em que estava fazendo os testes para a montagem do prato, perdia muito tempo com o processo de dessalgar a carne seca, que leva de dois a três dias. Foi aí que conheci, em minhas buscas pela internet, o processo secular de retirada de sal por osmose, em que a carne é mergulhada em água salgada”, explica.

A apresentação do prato (veja na galeria de fotos) também é cheia de significados. Os três nhoques representam o Brasil, a Argentina e o Paraguai. O tempero verde, que enfeita a criação, o Parque Nacional do Iguaçu. Os dois palitos salgados, fazem alusão às pontes que ligam as três nações.

Finalistas da I Gastronomíada participam de Festival Internacional em junho

A primeira edição olimpíada gastronômica “Gastronomíada” foi realizada no dia 24 de abril, pelo Câmpus Foz. Os finalistas da I Gastronomíada foram os projetos Caldeirão de Raízes e Milho ao Pira Jokua, elaborados e apresentados respectivamente pelas duplas Diana Marilia Arenas e Sheila Scantamburlo e Vidália Concpción Cáceres e Francielle de Oliveira Delenga, todas estudantes do curso Técnico em Cozinha do câmpus. Como premiação, as duplas participarão da Arena Gastronômica do Festival Internacional de Turismo das Cataratas do Iguaçu, que será realizado nos dias 4, 5 e 6 de junho.