Estudantes do curso de Processamento de Alimentos do programa Mulheres Mil preparam pães e pizzas – Instituto Federal do Paraná

Nos Campi

Nesta semana, as estudantes do curso de Processamento de Alimentos do Programa Mulheres Mil em Umuarama realizaram uma atividade prática do módulo de confeitaria e panificação. Elas produziram diferentes tipos de pães e bolos. Quem se beneficiou do resultado da atividade foram os familiares das estudantes, que levaram os produtos para casa. “Esse é um momento muito importante do curso, pois elas se sentem valorizadas como profissionais”, afirma a professora Cláudia Thomazella, uma das gestoras do Mulheres Mil no Câmpus Umuarama.

Em 2013, o Câmpus Umuarama atende cerca de 100 mulheres nos cursos de Processamento de Alimentos, Massagista e Artesanato. Desenvolve, ainda, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), os cursos de Manicure e Pedicure, Auxiliar de Cabelreiro e Maquiadora. O curso de Processamento de Alimentos é oferecido desde 2012. Da primeira turma, três estudantes foram contratadas por estabelecimentos comerciais do ramo da alimentação da região. Outras foram mais longe, montando seu próprio negócio, como a fabricação de salgados para festas. Apesar do pouco tempo de atuação, o curso já se estabelece como um referencial de qualidade na região. “Há algumas semanas, uma das estudantes da turma de 2013 estava prestando um processo de seleção para trabalhar em uma rede de mercados da região. Quando ela informou que era aluna do Mulheres Mil, foi imediatamente contratada”, relata Cláudia.

Produção de pizzas para ajudar na formatura

Na terça-feira (19), as estudantes também produziram pizzas caseiras, desta vez para comercialização. Em sabores variados, o prato foi vendido por quilo. Cerca de 40 unidades foram vendidadas para parentes, conhecidos e também para o público interno do câmpus. O dinheiro arrecadado com a venda dos alimentos será utilizado para a formatura da turma, no próximo mês.