Estudantes do IFPR apresentam trabalhos na IV Jornada Científica Sul – Instituto Federal do Paraná

Estudantes

Estudantes do IFPR apresentam trabalhos na IV Jornada Científica Sul

No segundo dia da IV Jornada de Produção Científica da Educação Profissional e Tecnológica da Região Sul, realizada pelo Instituto Federal Catarinense em Blumenau, os estudantes do IFPR apresentaram os seus trabalhos e receberam os avaliadores.
Ao todo o IFPR participa da IV Jornada com 70 trabalhos, sendo eles 55 de Apresentações em Pôster, 10 em Apresentações Orais e 05 de Relatos de Experiência.

Os estudantes Luiz Vicente Thomazini e João Paulo Primo Saramm, do curso Técnico em Controle Ambiental, apresentaram a pesquisa “Destinação adequada de lixo em pequenas propriedades rurais”. Para eles, a pesquisa reflete o problema vivido por muitas comunidades rurais. “Durante a viagem vimos aqui mesmo, em Santa Catarina, que a nossa pesquisa pode ser aplicada em diversas regiões. Recebemos a visita de agricultores que viram a necessidade de aplicar a coleta regular de lixo na sua comunidade rural”, diz João. “Foi uma observação simples, que foi levada ao Poder Público para tomar uma decisão que beneficia uma comunidade. Algo simples, mas que tem muito resultado para a população atendida”, relata Luiz.

Já a estudante do curso Técnico em Florestas, Silmara Rocha Betim, apresentou o trabalho “Avaliação da sobrevivência de diferentes formas de propagação de physalis por sementes e estacas”. A dedicação de dois anos nesta pesquisa junto à comunidade de Telêmaco Borba pode resultar em mais uma alternativa de renda para a região. “Através de um maior controle na produção e semeadura da physalis percebemos que é possível produzir na região frutos de maior qualidade. Seria uma alternativa econômica a mais para uma localidade que vive basicamente do eucalipto”, explica ela.

Nesta quarta-feira (09) a Comissão Organizadora da IV Jornada fará a premiação dos vencedores em cada categoria e modalidade.

Reportagem: Nicole Trevisol / IFC

Confira a listagem completa dos trabalhos aprovados para a IV Jornada Sul
Programação da IV Jornada
Acesse o álbum do evento no Facebook