Estudantes dos cursos de Licenciatura são convidados a participar do PIBID – Instituto Federal do Paraná

PIBID

Estudantes dos cursos de Licenciatura são convidados a participar do PIBID

Estão abertas as inscrições para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) 2014 do IFPR. Os estudantes dos três primeiros anos dos cursos de Licenciatura em Artes Visuais, Ciências Biológicas, Educação Física, Letras Português/Inglês, Pedagogia, Química do Câmpus Palmas e Licenciatura em Ciências Sociais e Física do Câmpus Paranaguá estão convidados a participar. Os estudantes que forem selecionados pelo projeto vão participar de atividades orientadas de docência em colégios estaduais e municipais, além de receberem uma bolsa mensal no valor de R$ 400. Estão disponíveis 256 vagas para os estudantes de graduação, que devem se inscrever até a próxima segunda-feira (24).

As bolsas terão vigência de 24 meses, durante os quais os estudantes devem dedicar 8 horas semanais ao projeto. Estão aptos a se candidatar os estudantes regularmente matriculados em um dos nove cursos de Licenciatura vinculados ao PIBID; que estejam em dia com as obrigações eleitorais; que não recebam outro tipo de bolsa (exceto auxílio estudantil) e que estejam nos três primeiros anos do respectivo curso de licenciatura.

O que é o PIBID?

Mantido pela CAPES, o PIBID é uma iniciativa para o aprimoramento e a valorização da formação de professores para a educação básica. O programa concede bolsas aos alunos de licenciatura participantes de projetos de iniciação à docência desenvolvidos por Instituições de Educação Superior em parceria com escolas de educação básica da rede pública de ensino. Esses projetos devem promover a inserção dos estudantes no contexto das escolas públicas desde o início da sua formação acadêmica para que desenvolvam atividades didático-pedagógicas sob orientação de um docente da licenciatura e de um professor da escola.

O programa tem como objetivos contribuir com a valorização do magistério, elevar a qualidade da formação inicial de professores nos cursos de licenciatura e simultaneamente, incentivar as escolas públicas de Educação Básica, mobilizando seus professores como co-formadores dos futuros docentes e tornando-as protagonistas nos processos de formação inicial para o magistério. A ideia consiste em inserir os licenciandos no cotidiano das escolas públicas, trazendo para sua formação acadêmica experiências metodológicas e tecnológicas, aliando a teoria de sala de aula com o cotidiano da prática docente.

No IFPR, o programa é coordenado pela Pró-Reitoria de Ensino, através da Diretoria de Ensino Superior e Pós-Graduação e Coordenação de Curso Superior, e pelos Câmpus de Palmas e Paranaguá, por meio dos cursos de Licenciatura. Tem como objetivo estimular o contato do estudante de licenciatura com a prática docente ainda durante a graduação, promovendo a inserção do licenciando na realidade educacional de cada município. Lançado no IFPR em setembro de 2012, ofertou, no primeiro ano de execução, 89 bolsas mensais de iniciação à docência, destinadas aos estudantes de licenciatura, no valor de R$ 400, e bolsas mensais de professor supervisor – destinadas aos professores de Educação Básica das escolas vinculadas ao projeto que atuam como supervisores das atividades desenvolvidas pelos estudantes do IFPR – no valor de R$ 765 mensais.

Inscrições

O estudante candidato à bolsista deverá fazer a inscrição pessoalmente nos locais e horários definidos no Art 9º do Edital nº 01/2014, que rege o processo de seleção, e entregar a seguinte documentação:
a) Carta de motivação justificando seu interesse em participar do programa, indicando o tempo disponível para participar e compromisso com o mesmo caso seja selecionado.
b) Cópia da Carteira de Identidade e documento que contenha o número do CPF (cópia simples mediante apresentação do original ou cópia autenticada);
c) Certidão de Quitação das Obrigações Eleitorais (candidatos maiores de 18 anos);
d) Formulário de declaração das disciplinas concluídas, devidamente preenchido;

A homologação das inscrições será publicada em edital a ser afixado no mesmo local onde elas foram realizadas, até às 18h do dia 25 de fevereiro. Entre os dias 26 e 28 de fevereiro, os estudantes inscritos serão entrevistados. O resultado final será afixado no mesmo local de inscrição e publicação das homologações, até às 18h do dia 6 de março de 2014.

Mais informações

Todas as informações sobre este processo de seleção estão disponíveis no Edital 01/2014. Se você está interessado em participar e deseja conhecer melhor o PIBID, acesse a página do Programa.

Em breve, serão publicados os editais para inscrição dos coordenadores e supervisores do programa.