Estudantes usam a criatividade para atrair interessados aos estandes da 2ª Mostra – Instituto Federal do Paraná

Nos Campi

Para chamar a atenção de quem visita a 2ª Mostra de Cursos do Instituto Federal do Paraná (IFPR), os alunos do curso técnico em Radiologia encontraram uma alternativa criativa. O estudante Herlon Augusto Lima do Nascimento, de 18 anos, vestiu uma roupa que imita uma radiografia do corpo humano e circula pelos corredores convidando os visitantes a conhecer o estande do curso  técnico em Radiologia.

Para a coordenadora do curso, professora Michele Mansur Vieira, a brincadeira é uma saída criativa para atrair os interessados. “No dia-a-dia os profissionais auxiliam na produção de radiografias; a roupa remete diretamente ao trabalho prático dessa área”, comenta. Apesar da descontração da roupa em forma de esqueleto, no estande, os alunos demonstram seriedade e comprometimento com a profissão. “Muitas pessoas pensam que o técnico em Radiologia só aperta um botão, mas entre você apertar um botão e sair uma imagem do outro lado existe um processo físico complexo que precisar ser compreendido”, argumenta a aluna do 1º ano, Karine Bozza.

Para Karine, o curso ajuda a entender “o porquê das coisas”. “Todas as profissões tem a sua importância. Uma radiografia bem feita é fundamental para o diagnóstico rápido e preciso de doenças graves, como um tumor, por exemplo. Um bom trabalho pode permitir que o médico faça uma leitura clara sobre o problema”.  A estudante já chegou a iniciar um curso de física na UFPR, mas foi no técnico que encontrou sentido para o trabalho. “Acho essa profissão incrível, porque se você parar para pensar, em última análise, nós ajudamos a salvar vidas”.

O curso tem várias disciplinas teóricas e práticas, os alunos aprendem sobre  proteção radiológica, física, anatomia, mamografia, tomografias, entre outros. “Aprendemos também sobre a humanização da saúde. Temos que ter muito cuidado, ser atenciosos, pacientes e bem humorados sempre. Imagine uma paciente que espera meses por um exame de raio-x no Sistema Único de Saúde e depois da espera ainda é mal atendido, nós não faremos isso porque estamos sendo preparados para dar o melhor atendimento”, completa.

Alunos de Áudio e Vídeo produzem material durante a Mostra

Mesmo estando pouco familiarizados com as técnicas de audivisual, já que o curso começou há apenas 6 meses, os estudantes do Curso Técnico em Áudio e Vídeo já produzem alguns materiais em caráter experimental. Durante a 2ª Mostra a equipe produziu um vídeo mostrando algumas oportunidades para os visitantes do evento. Para ver o vídeo clique aqui

SERVIÇO:
2ª Mostra de Cursos do Instituto Federal do Paraná (IFPR)
Data: neste sábado das 9h às 17h (último dia)
Local: Rua João Negrão, 1285 – Rebouças. Curitiba

(fotos: Arthur Wistuba e Igor Henrique Santana Mafra)