Evento reúne Arte-Educadores dos Institutos Federais em São Paulo – Instituto Federal do Paraná

Evento reúne Arte-Educadores dos Institutos Federais em São Paulo

Entre os dias 12 e 14 de maio de 2016, será realizado o 1º Encontro Nacional de Arte-Educadores dos IFs, que reunirá professores de Artes dos Institutos Federais de todo o país. O encontro será realizado na cidade de São Paulo, no Teatro da Fundação Nacional de Artes.

O evento tem como objetivo promover as práticas pedagógicas e reflexões pertinentes ao ensino, à pesquisa e às atividades de extensão concernentes à Arte no âmbito da Educação Profissional, com especial atenção a seus resultados concretos. Durante o encontro, o Arte-Educador terá a possibilidade de demonstrar e compartilhar ações relativas a arte, educação e cultura produzidas nos Institutos, bem como refletir sobre as demandas, desafios e possibilidades da Arte-Educação dentro desses espaços.

As inscrições e submissões de trabalhos podem ser feitas por meio do site https://www.even3.com.br/enaeif2016 até o dia 20 de março. No endereço, estão disponíveis todas as informações necessárias para o envio dos trabalhos. Serão aceitas contribuições nas formas de artigo e pôster que versem sobre as seguintes temáticas:

1. A formação docente em Artes dentro dos IFs;
  2. As práticas do ensino de Arte nos IFs, democratização da arte e oferta das linguagens artísticas nos IFs;
  3. O desenvolvimento da pesquisa em Arte nos IFs;
  4. Os projetos de extensão e sua representatividade dentro do contexto da educação profissional.

Professoras do IFPR participam da organização do evento

A professoras Andrezza Campos Moretti, do Campus Jaguariaíva, e Katyúscia Sosnowski, do Campus Coronel Vivida, atuam nas comissões organizadoras do evento, que já conta com cerca de 180 inscritos.

“O encontro será um marco institucional, pois, pela primeira vez, um número representativo de professores que atuam com Arte nos Institutos Federais em cursos técnicos, técnicos integrados ao Ensino Médio e cursos superiores poderá se encontrar e dialogar. Isso é importante porque será possível construir um panorama sobre como a Arte tem sido vista, desenvolvida e produzida nos diversos campi dos IFs de nosso país”, afirmam as professoras.

Segundo Andrezza e Katyúscia, outro aspecto relevante na programação do encontro refere-se às discussões sobre a elaboração da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a desvinculação da área de conhecimento “Artes” da área de Linguagens. “Tais reivindicações ocorrem porque a Arte abrange várias linguagens – como Dança, Música, Teatro, Artes Visuais e Audiovisuais – que possuem formações e conhecimentos específicos. A proposta disseminada no processo de consulta da Base Nacional Comum Curricular desrespeita proposições e reivindicações consolidadas há décadas pela Federação dos Arte Educadores do Brasil (Faeb) e outros grupos e associações organizados em todo país”, explicam.