Faça parte do Conselho de Usuários do IFPR – Instituto Federal do Paraná

Conselho de usuários

Faça parte do Conselho de Usuários do IFPR

Imagem com fundo colorido. Em primeiro plano, estão ícones que representam pessoas e balões de diálogo, comuns em histórias em quadrinhos. Abaixo, está o texto: "Conselho de Usuários do IFPR".
Se você já foi usuário de algum serviço prestado pelo IFPR, está apto a ser um conselheiro da instituição!

Participação em processo seletivo, realização de matrículas, solicitação de diplomas, recebimento de bolsas ou auxílios estudantis … se você já fez parte de alguma destas ações em que se torna usuário de um serviço prestado pelo IFPR, já pode participar do Conselho de Usuários da instituição.

Mas por que é importante que os usuários façam parte de um Conselho? A resposta é muito simples: ao se tornar um conselheiro, o usuário tem a chance de avaliar os serviços prestados pela instituição. É por meio desta avaliação que a instituição pode melhorar o atendimento ao público, que inclui estudantes, futuros estudantes, egressos e a sociedade como um todo.

Qualquer pessoa que utilize os serviços do Instituto pode se voluntariar para participar do Conselho. As atividades consistem em responder enquetes sobre os serviços presentes na Carta de Serviços do IFPR, com o objetivo de avaliá-los e apontar sugestões de melhoria na prestação de serviços.

Ao todo, são 16 serviços disponíveis para avaliação. Ao final da notícia, você pode acessar todos os serviços disponíveis.

O que é o Conselho de Usuários

Os conselhos de usuários de serviços públicos são uma forma de participação direta da sociedade na avaliação e melhoria dos serviços, que conecta os usuários aos gestores responsáveis.

Qualquer cidadão pode ser conselheiro, basta voluntariar-se por meio da Plataforma virtual do Conselho de Usuários de Serviços Públicos.

Uma vez cadastrados, os conselheiros passam a responder a consultas sobre os serviços públicos e podem também apresentar propostas de melhorias desses serviços.

O funcionamento dos conselhos é totalmente virtual.

Como fazer o cadastro

Os interessados em participar devem se cadastrar no site gov.br. Depois, basta acessar a Plataforma do Conselho de Usuários.

Dúvidas sobre a realização do cadastro podem ser encaminhadas para a Ouvidoria Geral do IFPR, pelo e-mail ouvidoria@ifpr.edu.br.

Guia do Conselheiro

No site do Governo Federal, é possível consultar o Guia de Conselheiros de Serviços Públicos, um manual que explica como funcionam os conselhos de usuários de serviços públicos e como você pode participar por meio da plataforma virtual do Conselho de Usuários de Serviços Públicos.

Serviços

Para acessar os serviços é necessário estar cadastrado e logado no site gov.br. Conheça os serviços do IFPR que podem ser avaliados: