Feira de Inovação das Ciências e Engenharias começa nesta terça-feira – Instituto Federal do Paraná

Feira de Inovação das Ciências e Engenharias começa nesta terça-feira

Os diversos segmentos das ciências, tecnologias e inovações têm um encontro marcado amanhã (11), quando começa mais uma edição da Ficiencias – Feira de Inovação das Ciências e Engenharias, no Parque Tecnológico Itaipu (PTI). Nesta terceira edição, o IFPR é representado por 19 trabalhos, produzidos por estudantes dos câmpus de Curitiba, Ivaiporã, Jacarezinho, Paranaguá, Telêmaco Borba e Umuarama.

Até o dia 14 de novembro, mais de 140 estudantes do estado do Paraná que estejam cursando o Ensino Fundamental, Médio ou Educação Profissional Técnica de Nível Médio das instituições públicas ou particulares; e do Paraguai – das regiões do Alto Paraná, Canindeyú e Caaguazú – irão apresentar trabalhos e concorrer a prêmios em diferentes categorias.

Além da exposição de trabalhos e premiações, a feira irá contemplar atrações como o Museu Dinâmico Interdisciplinar (MUDI) da Universidade Estadual de Maringá (UEM), apresentações culturais, palestras e oficinas.

O foco do primeiro dia do evento será no Show da Química – apresentado pela UTFPR; e no início da competição do game educativo “Água em Jogo”, lançado pela Agência Nacional das Águas, Itaipu Binacional e PTI.

Já no dia 12, o tema central da oficina direcionada aos professores será “Ferramentas tecnológicas como alternativa pra inovar na abordagem do tema água”. Para os alunos haverá uma oficina de Educomunicação ministrada pela Web Rádio Água.

No terceiro dia tem palestra aberta a todos os participantes, inclusive aos habitantes do PTI, sobre a Propriedade Intelectual. Em seguida, tem oficina sobre “Patentes e Educação”. A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) também entrará em cena com a oficina “A Luz como você não vê”.

O último dia do evento será destinado às premiações dos melhores trabalhos nas categorias Aclamação Popular, Área de Conhecimento, Menção Honrosa, Geral e Convite para participar da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace) e do Programa Vivência Estudantil.

Para visitar a feira, aberta oficialmente às 14h, é necessário passar pelo credenciamento do evento, localizado ao lado do credenciamento da barreira da Itaipu Binacional. Mais informações no site ficiencias.org.

Programação paralela

Paralelo a realização da Ficiencias acontece o VI Encontro Nacional do ConBRaSD – evento de Superdotação. Serão ministradas e oficinas com temáticas como “Enriquecimiento desde el Arte”, “A Estação Ciências: um recurso valioso para atender altas habilidades/superdotação”, “Robótica” e “Enriquecimento curricular”.

Sobre a Ficiencias

A terceira edição da feira, que visa contribuir com a interação entre alunos e professores e a disseminação das ciências no ambiente escolar, é realizada por meio de parcerias entre o PTI, Itaipu Binacional; Fundação Araucária e instituições de ensino públicas e particulares.

O apoio fica por conta da Web Rádio Água; Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES); Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); Ministérios da Educação e da Ciência e Tecnologia; e Governo Federal.

IFPR apresentará 19 trabalhos na Ficiencias 2014

Com informações da equipe de comunicação da III Ficiências